Limpeza de pele: dá para fazer em casa (e outros cuidados com o rosto)

O assunto agora é limpeza… de pele! Claro, porque você também merece cuidados. No nosso cotidiano corrido, fica difícil arrumar um tempinho e cuidar da gente. Não sobra tempo (e às vezes nem dinheiro) para ir ao salão de beleza, porém isso não pode ser um impedimento. Você deve assumir um compromisso com você: tire pelo menos um dia na semana para se cuidar e se mimar. Sem sair de casa.

Começando pela sua pele!

Atualmente, estamos passando por mudanças climáticas muito extremas. Quando faz calor, é muito calor. E quando vem o frio, é de rachar a pele. Mas alguns cuidados básico e práticos podem atenuar os problemas causados nessa situação.

LIMPEZA CASEIRA DE PELE

Antes de começar a limpeza de pele, há alguns pré-cuidados a serem tomados. Primeiro, corte as unhas, para evitar arranhões. Segundo: prenda os cabelos (de preferência numa touca). Terceiro: lave o rosto com sabonete neutro (de preferência, próprio para essa região do rosto) e enxague bem.

– Ferva bastante água.

– Depois de fervida, despeje essa água numa bacia grande.

– Acrescente a essa água um pouco de camomila.

– Coloque o rosto em contato com o VAPOR da água por apenas 10 minutos (lembre-se de evitar o contato do rosto com essa água fervida, pois você poderá se queimar)

– Molhe um pedaço de algodão com água mineral ou com alguma loção tônica que você tenha o costume de usar.

– Envolva o algodão em seus dedos, esprema delicadamente os cravos até tirá-los por inteiro. Se a pele com os cravos estiver muito endurecida ou ressecada, evite mexer. Ao apertar, você pode acabar marcando a pele e provocando manchas.

– Lave bem o rosto novamente, sem utilizar esponjas ou esfregar. A ideia aqui não é irritar a pele, mas remover as bactérias presentes no sebo da pele, que podem causar infecções.

– Depois de lavada a pele, faça uma máscara de creme próprio para o rosto (de preferência, adstringente) e aproveite esse momento para relaxar.

– Ao final, lave bem o rosto e enxugue-o sem esfregar a toalha. Pronto! A diferença já será notada!


OUTROS CUIDADOS E TRATAMENTOS CASEIROS

Outro bom método para manter a saúde da pele do seu rosto é fazer uso de esfoliações. Alguns ingredientes caseiros, como mel e açúcar, por exemplo, são esfoliantes naturais perfeitos e causam um efeito sensacional. Fazendo esfoliação uma vez por semana, você consegue evitar o encravamento dos pêlos (no caso dos homens que sofrem com a barba!), além de promover uma renovação celular, controlar a oleosidade e ajudar a prevenir cravos e espinhas. Temos duas receitinhas, do portal Terra, para esfoliantes caseiros. Confira:

Esfoliante de açúcar:
Para fazer o esfoliante misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel. Em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com bastante água em seguida.

Esse esfoliante de açúcar e mel é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para peles sensíveis – pode ocasionar vermelhidão – ou muito oleosas.

Esfoliante de aveia:
Misture duas colheres de sopa de aveia em flocos com duas de mel. Passe em todo o rosto e faça movimentos circulares. Em seguida, retire o esfoliante com água.

O esfoliante de aveia é mais suave e, por isso, indicado para peles mais sensíveis. Além disso, a aveia promove a nutrição da pele.

CONSIDERAÇÕES:

– Evite limpeza de pele e esfoliações com a pele bronzeada. Após a exposição prolongada ao sol, a melanina (substância responsável pelo escurecimento da pele) está em plena atividade. O contato com algumas substâncias mais agressivas pode provocar manchas.

– Evite tomar sol após fazer a limpeza e a esfoliação. Dê um tempo para sua pele e, se precisar sair de casa, use filtro solar com fator 15, no mínimo.

– Quem tem a pele cheia de espinhas amareladas deve evitar esfoliações e limpezas, mesmo em clínicas especializadas. Nestes casos, a infecção pode se disseminar e o tratamento, em vez de ajudar, vai comprometer a saúde cutânea. Quem tem esse problema mais sério com a pele, deve fazer tratamento APENAS com o dermatologista, esperar as espinhas sumirem e, sendo liberado pelo médico, incluir a limpeza na rotina.

– Filtro solar sempre. Os índices de raios UVA e UVB estão atingindo níveis críticos com o aquecimento global e a pele sofre, ficando ressecada e até manchada. É importante que o fator de proteção utilizado seja de acordo com seu tom de pele.

– Os homens devem evitar tratamentos muito agressivos no rosto logo após fazer a barba, especialmente se for com lâmina. Espere, pelo menos, um dia para fazer limpeza ou esfoliação. No caso de peles muito sensíveis, melhor consultar um dermatologista, que indicará o melhor momento para o procedimento.

– Hidratação é a palavra-chave de uma pele saudável. Lave todos os dias o rosto e beba muita água. Este é o cuidado mais simples e que causa o maior efeito na pele.

Clique AQUI para fazer uma avaliação online sobre sua pele e seus cabelos


Anúncios

1 Response to “Limpeza de pele: dá para fazer em casa (e outros cuidados com o rosto)”



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,271 visitantes

Online

site statistics

Calendário

outubro 2010
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: