Cortinas decorativas. Saiba escolher o modelo ideal e deixe sua casa mais harmonizada. Veja as dicas!


Dica retirada do Blog Amélias.

Nesse post darei algumas dicas para que você faça a escolha certa da cortina ideal para sua casa. De acordo com os especialistas a tendência hoje é valorizar modelos simples e tecidos leves. Mesmo assim, preste atenção a detalhes e critérios que orientam escolhas certeiras para cada ambiente.

As cortinas não são usadas apenas para obstruir o frio, mantendo o calor dentro de casa, dissimular os movimentos internos da casa, criando uma atmosfera confidencial, mas também são usadas agora de maneira decorativa bem como práticas.

Cortinas pesadas e cheias de sobreposições fazem parte do passado.O uso da cortina vai muito além de somente impedir a entrada de luz, ela pode separar ambientes, esconder itens indesejados e, claro, arrematar a decoração de um ambiente.

Por isso o tecido, o varão, as pregas e a forma como são orquestrados fazem toda a diferença na hora de escolher a cortina.

Dessa maneira, a chance de arcar com o prejuízo de uma cortina inadequada fica do lado de fora da janela. Afinal, não mudamos de cortina a cada estação, por isso trata-se de um investimento, onde a devida atenção deve ser dispensada.

Com a escolha correta da cortina, é possível mudar completamente o olhar e a sensação de um ambiente. As cortinas são uma característica importante do estilo do seu quarto e sensação.

As medidas

Elas são imprescindíveis para evitar perda ou sobra de material.
Se a compra do tecido ocorrer na mesma loja em que a cortina será confeccionada, geralmente o funcionário faz o cálculo das medidas. Basta informar altura e largura da janela.

Caso contrário, depois de tirar as medidas, multiplique o número total por dois – no caso de tecidos encorpados, como o linho.

Para os tecidos finos, como voal, multiplique por três – assim a peça ganha mais volume.

O resultado é o número de panos (ou alturas, no vocabulário dos cortineiros) que serão emendados.
Sabia que a quantidade de alturas definirá o preço da cortina.

É indicado acrescentar, no mínimo, de 10 cm a 20 cm nas laterais da janela por questões estéticas e para garantir proteção contra luminosidade indesejada e vento.

Isso vale também na hora de calcular o comprimento. Porém, verifique as medidas entre a esquadria, o teto e o piso. Se a distância entre a janela e o teto for menor que 30 cm, faça a cortina até lá.

Caso a medida até as paredes laterais seja menor que 50 cm, é melhor cobrir toda a área. E, se sobrar menos que 30 cm entre a cortina e o piso, opte pelo modelo longo.
Não erre na hora da escolha do modelo e tecido

Se a intenção é economizar, os profissionais da área indicam o modelo preso por alças feitas com o próprio tecido. Outra opção é a alça com o cabeçote liso como uma cintura de calça comprida – colocado em um varão.

As cortinas que mais gastam tecidos são as franzidas, especialmente o modelo com pregas americanas. E também as peças produzidas com tecidos finos, já que precisam de mais tecido para dar volume.

É importante definir a função da cortina no ambiente para então escolher o tecido. Se o objetivo é ter luminosidade, opte por tecidos claros ou transparentes, como gaze de linho, organdi, voal e chiffon. Ao contrário, quando é necessário proteger o ambiente da luz excessiva, os cortineiros recomendam tecidos encorpados – linho puro, seda rústica, brim e lona.

Também é possível compor um tecido mais leve com um forro (blecaute, tergal, náilon, gabardine e microfibra) para controlar a intensidade da luz no ambiente.

O recurso também é usado para dar volume e bom caimento a um tecido nobre, como a seda.

O uso do linho, por exemplo, ajuda a suavizar o ambiente, quando combinado a outro material pesado.

Tecidos garimpados em viagens viram peças únicas, cheias de boas lembranças.

Cortinas de seda vão bem nos ambientes sofisticados. Cortinas de renda só se for do tipo richilieu, para quarto de bebê, cozinha e sala de jantar. Quem procura variedade de cores e tramas pode contar com o voal.

Os tons neutros que combinam com tudo. Entre os mais usados estão branco, bege, fendi, preto e marrom.

Com as cores neutras, fica mais fácil combinar tapetes, quadros e objetos. Quem gosta de cortinas estampadas, pode usa-Ias, mas com cautela para não prejudicar o estilo dos cômodos.

Quanto à escolha de padronagens lisas, florais ou listradas, é bom considerar primeiramente seu estilo, que se refletirá no seu sofá e por conseqüência na cortina que limitará o ambiente.

Os modelos listrados são elegantes para quartos e salas, e os florais para quartos românticos e salas de almoço”. Estão em alta os varões de metal e de madeira. Suas ponteiras podem ser mais trabalhadas, desde que o tecido da cortina seja discreto.

O tradicional trilho de cortina não saiu de moda, mas agora ele fica embutido em sancas ou em cortineiros.

Existem alguns truques como o uso de cortinas claras, para ampliar ambientes. De listras, para um ambiente masculino

Se o sofá for estampado, especialistas indicam a cortina em estampa lisa; agora se o sofá for liso, pode optar por florais, se você tiver um estilo mais romântico e aconchegante, ou por listras se for mais moderno e arrojado.

Uma opção prática e eficiente para a limpeza das cortinas é o uso do aspirador de pó. Com os cuidados adequados, é possível utilizar o aparelho sem danificar o tecido. Basta usar o aspirador a cada 15 dias, colocando o bocal escova para não danificar o tecido com a sucção.

Tomei a liberadade de pesquisar e selecionar 3 aspiradores de pó que encontrei no site do Clube do Lar para quem ainda não tem um em casa ou está pensando em trocar o seu antigo por um novo.

Aspirador Compacto Listo Electrolux Aspirador Ergorapido Grafite Electrolux Aspirador de Pó e Água
Electrolux

Veja a dica completa no Blog Amélias. Clique aqui.

Anúncios

3 Responses to “Cortinas decorativas. Saiba escolher o modelo ideal e deixe sua casa mais harmonizada. Veja as dicas!”


  1. 1 Eliana janeiro 20, 2010 às 8:10 am

    bem legal as dicas mas eu queria saber como eu sei qual é a cortina ideal para minha sala , e quais os enfeites combinanm , na mesa de centro e nas laterias.

    bjs .

  2. 2 sonia março 12, 2010 às 5:14 pm

    Minha sala de TV é tamnho médio.Tenho uns metais com réplicas de acessórios p cavalos( tenho paixão p cavalos).Ganhei 1 quadro em textura lindo com a cabeça do cavalo.Poltronas azul marinho.Posso fazer a cortina( 2 x 140 de algodão estampado floral e as almofadas ?
    Ficarei grata pela ajuda.
    Outrossim, vc é maravilhosa na Arte ! Sucessos!

  3. 3 Thais abril 20, 2010 às 2:47 pm

    Boa tarde!

    Gostaria de receber uma ajuda, que tipo de cortina posso usar no banheiro, closet e na porta balcão do meu quarto.Posso usar renda no banheiro e closet e outro tecido no quarto?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,549 visitantes

Online

site statistics

Calendário

dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

%d blogueiros gostam disto: