Conheça as propriedades medicinais da laranja. Combata o stress e mude seus hábitos.


Dica retirada do Blog Amélias

Olá, hoje falaremos sobre a laranja, uma fruta tão comum e tão preciosa, sabia que consumir uma laranja por dia pode impedir a manifestação de certos tipos de câncer, de acordo com um novo estudo australiano.

Quem aqui vai à feira e compra pelo menos uma dúzia de laranjas? Hoje em dia, poucas. Resolvi escrever sobre ela, pois acabei de ver um caminhão vendendo um saco de laranjas por R$ 5,00, dá até uma sensação de menosprezo pela fruta, sendo ela tão importante para nossa alimentação.

Pois então resolvi pesquisar mais sobre a fruta e compartilhar o que descobri com vocês.O grupo do governo Organização de Pesquisa Industrial e Científica da Comunidade Britânica (CSIRO, na sigla em inglês) descobriu que consumir frutas cítricas pode reduzir o risco de câncer de boca, laringe e estômago em mais de 50%.

Uma porção extra de frutas cítricas por dia – além das cinco porções de frutas e vegetais recomendadas por dia – pode também reduzir o risco de um derrame em 19%.

“As frutas cítricas protegem o corpo por suas propriedades antioxidantes e por fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de tumores e normalizar as células tumorosas”, disse em um relatório Katrine Baghurst, pesquisadora da CSIRO.

O estudo australiano, baseado em outras 48 pesquisas internacionais sobre os benefícios das frutas cítricas à saúde, também descobriu “indícios convincentes” de que esses alimentos podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares, obesidade e diabete.

Segundo Baghurst, a laranja é a fruta com o mais alto nível de antioxidantes, com mais de 170 diferentes tipos de fitoquímicos, incluindo mais de 60 flavonóides, que apresentam propriedades antiinflamatórias, antitumor e inibe a formação de coágulos no sangue.

Deliciosa,  refrescante e nutritiva, a laranja é uma fruta muito popular. Suas variedades mais comuns são: laranja-bahia, laranja-pêra, laranja-lima, laranja-seleta, laranja-natal e laranja-da-terra.

Na culinária, é amplamente usada para fazer diversas receitas, doces e salgados, como sucos, carnes, bolos, saladas, entre outras.

A laranja é um ótimo complemento alimentar seja num simples suco ou mesmo como sobremesa após as refeições, pois ela ajuda a absorver o ferro de outros alimentos e também contribui na digestão dos alimentos.

Sei que é difícil para perdermos o hábito de comprar sucos prontos e refrigerantes, mas se pararmos para avaliar e ver todos malefícios que eles podem trazer à saúde da nossa família, acho que valerá a pena investir um pouco mais em sucos feitos na hora, que além de ser muito mais gostoso é também muito mais saudável.

Na composição dos refrigerantes, estão conservantes, acidulantes, antioxidantes, corantes, estabilizantes, umectantes, aromatizantes, entre outras substâncias não saudáveis que podem contribuir para sérias doenças como a obesidade, agravar quadros de gastrite e flatulência (gases), aumentar os níveis de colesterol, aumentar o risco de cáries e a indesejável celulite.

Acho que vale a pena mudar um pouco o hábito alimentar da família e acostumá-los a optar pelos sucos naturais.

Hoje em dia temos equipamentos que facilitam na extração de sucos de maneira rápida e eficiente. São conhecidas como centrífugas, logo que chegaram ao mercado brasileiro, tinham precinhos meio salgados, mas agora que o produto já se popularizou, tenho visto preços e condições melhores para esse investimento.

Leia a dica completa no Blog Amélias. Clique aqui

Anúncios

3 Responses to “Conheça as propriedades medicinais da laranja. Combata o stress e mude seus hábitos.”


  1. 1 rosana marques dezembro 7, 2009 às 11:21 am

    muito emportante

  2. 2 wal dezembro 14, 2009 às 8:13 pm

    oi gostei muito, da matéria sobre a laranja, vcs estão mesmo de parabéns…

  3. 3 JUlia Anahi janeiro 7, 2010 às 2:12 pm

    Gostei de saber das propriedades medicinais da laranja, neste tempo corrido é bom ler algo para lembrar se estamos nos alimentando corretamente e principalmente darmos importância à isso já que somos um todo.
    Obrigada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,550 visitantes

Online

site statistics

Calendário

novembro 2009
S T Q Q S S D
« out   dez »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

%d blogueiros gostam disto: