Dê asas à sua imaginação. Reutilize material descartável e ganhe objetos novos em sua casa!

material reciclado
Dica retirada do Blog Amélias.
Reciclar, nada mais é que transformar coisas que normalmente descartamos, ou seja, jogamos no lixo, em produtos que possam se utilizados novamente. Transformar garrafas plásticas ou de vidros em novas garrafas é um exemplo. Latas de alumínio usadas em novas latas, é outro exemplo.

Muita gente acredita que a única coisa que podemos fazer para ajudar o meio ambiente é fazer coleta seletiva do lixo de sua casa. E como nem todas as cidades ou bairros tem este tipo de serviço, as pessoas acabam não se sentindo motivadas a começar a ter atitudes ecológicas em seu dia-a-dia.

Mas tem outra palavrinha que podemos usar para começar a mudar o destino daquilo que não precisamos mais: REUTILIZAR.

Não é fácil inserir este hábito em nossas vidas mas é um exercício diário que nos faz ter, cada dia mais, o olhar apurado sobre as coisas que ainda nos podem nos ser úteis, principalmente, com outra função.

Eu mesma tenho mania de tentar reaproveitar tudo. Outro dia, vi numa revista de decoração, uma base de luminária feita com latas vazias de achocolatados  e conservas, como latas de ervilha e goiabada. Ficou linda pois as latas foram pintadas com tinta cor de cobre e enfeitadas com contas de cristal.

Um dos armários da cozinha da minha casa é o armário das crianças que deixou de ter utilidade à medida que eles deixaram de ser bebês. Encomendei  4 prateleiras com um marceneiro que foram colocadas onde antes era o cabideiro e troquei os puxadores pelo mesmo modelo do restante dos armários da minha cozinha. Todo mundo se surpreende quando vê.

A cômoda do mesmo conjunto, será usada como meu armário de artes e costura pois eu tenho bastante material de artesanato e ela me servirá perfeitamente para este fim, logo, logo. E o berço, bem, este ainda estou pensando, mas sabe que pensei em transformá-lo numa pequena estante de brinquedos?

As bainhas das calças que nunca temos o que fazer com elas, meu marido deu a idéia de transformá-las em estojo e o resultado ficou excelente. O próximo passo é transformar as calças que ficam curtas nas crianças em bermudas e usar as sobras das pernas como estojos e nécessaires. O resultado pode ser vendido ou mesmo doado para bazares beneficentes.

Lá em casa, uma lixeira cara de aço inox que comprei  teve seu pedal quebrado com menos de 1 ano de uso. Fiquei com pena de me desfazer de um artigo tão caro e bonito e tão útil já que ela é do tamanho ideal para impedir a arte de nosso cachorro ao revirar lixeiras baixinhas.

Clique aqui e veja a dica completa no Amélias

5 Responses to “Dê asas à sua imaginação. Reutilize material descartável e ganhe objetos novos em sua casa!”


  1. 1 Tommy Beresford outubro 14, 2009 às 8:18 am

    Parabéns pelo site, devidamente recomendado no Somente Boas Notícias:

    http://somenteboasnoticias.wordpress.com/

    Um abraço
    Tommy

    .

  2. 2 Lúcia C. Gallina joós outubro 15, 2009 às 6:54 am

    Olá.
    Acho ótima a idéia de reciclar objetos.
    Aqui no meu bairro, temos coleta seletiva, mas antes de tê-la, eu já possuia o hábito de separar o lixo reciclável do orgânico, mesmo que eles fossem para o mesmo lixo.
    E eu, tenho por hábito reciclar outros objetos, como vidros de maionese, conservas, azeite e transformo-o em lindos porta-bolachas, porta-trecos, vasos etc.
    O que eu reciclo muito também, são as latinhas de achocolados e também as de molho de tomate, transformando-as em porta-trecos e até mesmo “sacolinhas-surpresa” para festas de crianças e também de adultos.
    Com pintura e decoupage, elas ficam lindas.
    Parabéns pela iniciativa.

  3. 3 DILCE outubro 15, 2009 às 10:25 am

    RECICLAR NÃO É SOMENTE REUTILIZAR…. É CONTRIBUIR COM O MEIO AMBIENTE!

  4. 4 Sylvia outubro 15, 2009 às 10:50 am

    Sou fã de vcs e
    Adorei a matéria e tudo q se relaciona a reciclagem .
    Eu mesma faço bijouterias em papel mache e ficam otimas.
    Reutilizo folhas de jornal ou qquer outro tipo de papel.
    Abraços

  5. 5 Rose outubro 16, 2009 às 10:27 am

    Adorei as dicas!!!
    Realmente precisamos reaprender a reutilizar e transformar coisas simples que possuimos em casa, digo reaprender porque esta prática sempre foi aplicada pelas nossas avós e mães e se perderam ao longo do tempo devido ao advento do consumismo.

    Otima matéria!


Deixe um comentário

Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,549 visitantes

Online

site statistics

Calendário

outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

