Conheça o perigo da intoxicação alimentar. Veja as dicas e saiba como prevenir.

intoxicacao

Dica retirada do Blog Amelias.

Quem aqui está livre de uma intoxicação alimentar hoje em dia? Com nossa vida corrida acabamos às vezes ingerindo alimentos que não foram armazenados ou higienizados adequadamente, aí o resultado pode ser diarréia, febre, indisposição, vômitos, enfim, todo mundo que passa por isso acaba se arrependendo amargamente de ter comido sem o devido cuidado.

Acredite, mas saiba que diarréia, hepatite A, diversos tipos de verminoses, e outras doenças são causadas basicamente pela falta de limpeza adequada. A falta de higiene ainda é a maior causa de intoxicação, cerca de 85% dos casos acontecem por descuido com os alimentos.

Legumes, verduras e frutas têm papel especial em nosso cardápio por serem importantes e indispensáveis à saúde. Mas eles podem se voltar contra você, caso os cuidados com a higienização não sejam tomados.

A intoxicação alimentar é uma doença infecciosa que acomete pessoas que tenham consumido alimento contaminado por parasitas (vermes) ou por bactérias, bolores e as toxinas produzidas por estes microorganismos. Os sintomas da intoxicação variam de dores de cabeça, cólicas, febre, náuseas, vômitos e diarréia e ocorrem, geralmente, até 12 horas após a ingestão do alimento contaminado.

Para a maioria das pessoas, a intoxicação alimentar é uma experiência desagradável, que dura um ou dois dias, porém pode ser perigosa para crianças pequenas, idosos ou pessoas com imunidade comprometida, como gestantes. Somente neste início de 2009, já foram noticiados vários casos de intoxicação ocorridos dentro de navios em cruzeiros na costa brasileira, inclusive com casos de óbito.

Veja a dica completa no Blog Amélias clicando aqui.

Anúncios

2 Responses to “Conheça o perigo da intoxicação alimentar. Veja as dicas e saiba como prevenir.”


  1. 1 Aldenio Barreto agosto 25, 2009 às 6:54 am

    Para não ter intoxicação alimentar:
    1. Lavar bem frutas, legumes e verduras antes de cortá-las e deixá-las de molho, por alguns minutos, numa vasilha com água e vinagre na proporção de uma colher de sopa de vinagre para cada litro d’água. Examinar se há pontos de cor diferente nas folhas e cascas e retirá-los.
    2. Em geral, deve-se comparar o alimento mais antigo com o alimento sadio verificando-se a cor, a textura, o aroma, a viscosidade e por último, se ainda tiver alguma dúvida, provar sem degustá-lo.

  2. 2 Clarice agosto 29, 2009 às 11:56 am

    Gostei muito da materia e vcs poderiam mandar algo a respeito de como eliminar gases e gastrite.
    Obrigada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,549 visitantes

Online

site statistics

Calendário

agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d blogueiros gostam disto: