Entrar em forma tomando o café da manhã? Qual a composição de cardápio ideal para passar o dia bem?

Dica retirada do Blog Amélias

Quem poderia imaginar que não sair de casa sem tomar o café da manhã se tornaria uma das mais sábias lições maternais? Acreditem, pesquisas comprovam que o hábito de tomar café da manhã ajuda a perder aqueles quilinhos a mais.

Acredito que hoje em dia pouca gente consegue seguir a rotina de sentar-e à mesa e tomar um bom café da manhã todos os dias.

Na prática, a maioria das pessoas costuma fazer uma refeição apressada antes de sair de casa no começo do dia ou até mesmo só beber um cafezinho puro.

Quem sofre com isso é o organismo. Depois de cerca de oito horas de jejum (visto que ninguém come enquanto dorme), o corpo precisa repor as energias. Por isso, todos os especialistas não se cansam de repetir que o café da manhã é a refeição mais importante do dia.

Além de fundamental para a saúde, o hábito de tomar um bom café da manhã – ao contrário do que muita gente imagina – ajuda a lapidar as formas mais facilmente. É isso mesmo. Rejeitar o café pode aumentar o risco de engordar.

Os especialistas fazem coro ao afirmar que a refeição matinal é essencial não só para garantir pique no dia-a-dia, como também para exterminar os quilos a mais.

Ao acordar, o organismo apresenta hipoglicemia moderada, de cerca de 70 mg/dl, quando o normal é 100 mg/dl, o que não gera nenhum sintoma. “No entanto, se os níveis de glicose caem para menos de 55 mg/dl, com o jejum muito prolongado, alguns sintomas podem surgir, como tremores, pessimismo e mal-estar, pois o organismo lança mão dos mecanismos de defesa hormonal para tentar aumentar as taxas de açúcar no sangue”, explica a neurologista Maria José Silva Fernandes, professora do departamento de neurologia e neurocirurgia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Veja a dica completa no blog Amélias clicando aqui

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5 Responses to “Entrar em forma tomando o café da manhã? Qual a composição de cardápio ideal para passar o dia bem?”


  1. 1 Vicente Criniti agosto 6, 2009 às 10:28 am

    Bom Dia!!!

    Muito boa a dicas sbre o desejum.

    Ha muito tempo queria dar esta sugestão:

    Fazer uma reportagem com linguagem simples porém esclarecedora a respeito da combinação adequada dos alimentos; entre frutas, entre hortaliças, entre carnes e outros tipos de alimentos.

    Fica a sugestão.

    Vicente

  2. 2 Tania Belderrain Spillmann agosto 6, 2009 às 1:58 pm

    Vc tem toda razao. Eu sempre tomo meu café da manha. O meu contém muitos cereais, frutas e frutos secos. Tudo muito bom e rico em fibra e vitaminas.

    Abracos da Alemanha

    Tania

  3. 3 Vilma Araújo agosto 18, 2009 às 12:28 pm

    O café da manhã é a refeição que curto, variando a mesa com pães, bolachas, tapioquinha em dias alternados, o tradicional café com leite, nescau ou chá, em dias alternados. Frutas diariamente, algumas vezes ovos fritos e salsichas, o legal é variar e não comer a mesma coisa todos os dias.

  4. 4 marice agosto 22, 2009 às 2:41 pm

    adorei as dicas, realmente não saiu de casa sem tomar o meu café, comner minha fruta, meu pão e meu queijo.


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