Conheça as regras básicas para remoção de manchas e conserve suas roupas bonitas por muito mais tempo.

manchas_440

Dica retirada do Blog Amélias

É muito comum manchar a roupa seja com a gordura do pastel, o batom, o café, afinal no dia a dia, somos passíveis Promoção Clube do Lardesses acidentes e para que a roupa não se danifique, algumas medidas rápidas devem ser tomadas.

Agora me conte, em que casa não há pelo menos uma pessoa que deixa atrás de si um rastro de manchas e marcas como uma trilha: o “faz-tudo” da casa que espalha marcas de graxa da garagem ao sótão, ou então, o cozinheiro que espalha molho de macarrão do teto ao tapete.

Marcas de grama em jeans, de vinho na toalha de mesa, manchas de óleo na entrada da garagem. E o pior de tudo é que cada mancha exige um tratamento diferente. Molho de tomate no tapete não pode ser tratado da mesma forma que extrato de tomate em uma blusa. E além de ter que identificar o tipo de mancha e a superfície manchada, você ainda precisa agir rápido.

Quanto mais tempo as manchas ficam, mais difíceis são de remover sem danificar a superfície manchada. Se você não identificar a mancha corretamente ou usar um agente removedor ou técnica inadequadas, pode tornar a marca permanente e causar um dano ainda maior ao tecido manchado.

Regras básicas de remoção de manchas

Uma vez que você compreendeu as regras básicas sobre o tratamento de manchas, você está pronto para lidar com elas de maneira mais eficaz – sem perder tempo tentando lavar para tirar uma mancha com água de torneira, quando o necessário é tratá-la com um produto removedor. As regras a seguir se aplicam a quase todos os tipos de manchas. A regra número 1 e 2 são fundamentais no tratamento de manchas em geral.

1.    Quanto mais rápido, melhor. A melhor hora para tratar uma mancha é logo após a sua ocorrência. Quanto mais tempo a mancha fica, mais passível é de se tornar permanente.

2.    Identifique ou tente descobrir o tipo de mancha e de superfície antes de começar o tratamento. Os dois fatores interferem em como você trata a mancha. Conhecer qual o tipo de superfície manchada ajuda a escolher a técnica de tratamento adequada e evita danos no material.

3.    Remova o máximo possível do agente causador da mancha antes de tratá-la com um produto removedor. Excesso de líquidos pode ser enxugado. Se o agente que manchou é sólido, raspe o excesso com uma faca sem ponta, com uma colher ou com uma espátula. Pós podem ser sacudidos ou escovados. Tenha cuidado para não espalhar a mancha ao remover o excesso de material da mancha.

4.    Trate os itens manchados delicadamente. Esfregar, dobrar, arrancar ou espremer pode fazer a mancha penetrar ainda mais profundamente e danificar fibras delicadas.

5.    Evite usar calor. Não use água quente sobre manchas, não tente secar artigos manchados com calor e nunca passe a ferro tecidos manchados. O calor pode tornar a mancha impossível de ser removida (calor, contudo, é usado para remover cera de determinadas fibras).

6.    Teste qualquer agente removedor de manchas antes de utilizá-lo na superfície manchada. Mesmo água pode danificar algumas superfícies, por isso sempre faça um pequeno teste em algum local imperceptível – na borda da costura ou sob a bainha de uma roupa, na parte do tapete que fica escondida, na parte do estofamento virada para a parede.

7.    Siga as instruções à risca. Leia todas as recomendações do fabricante sobre o conteúdo do produto. Se você fizer seu próprio material de limpeza, certifique-se de que está usando os ingredientes adequados e o agente de limpeza exatamente como descrito na embalagem.

8.    Trabalhe do centro da mancha para as extremidades. A maior parte das manchas é melhor tratada com movimentos circulares do que diretamente para fora. Tais movimentos ajudam a evitar um círculo em torno da área limpa.

Usando estes métodos especializados de limpeza de manchas à mão, você pode ficar tranqüila e segura de que está limpando cada mancha individual com segurança e de maneira eficaz.

Veja a dica completa no blog Amélias clicando aqui

Anúncios

10 Responses to “Conheça as regras básicas para remoção de manchas e conserve suas roupas bonitas por muito mais tempo.”


  1. 1 maria leni julho 15, 2009 às 5:15 pm

    gostaria de saber se existe algum produto que retire manha de sapato em verniz comprei um sapatp marfim de verniz e sem querer é claro coloquei junto de uma embalagem laminada vermalha e pra miunha surpresa qdo desfiz a mala meu sapato tava todo manchado de vermelho e jatentei de tudo e não consegui retirar ass manchas me ajudem por favor de vcs souberem de algum produto que retire estas manchas agradeço muito bjsleni

  2. 2 Rosemary Quintas julho 16, 2009 às 10:41 am

    Olá!

    Obrigada pelas dicas excelentes…elas são de grande valia.

    Abraço
    Rosemary Quintas

  3. 3 vilma ferreira julho 16, 2009 às 6:43 pm

    como posso tirar graxa ou algo do Genero tipo qm trabalha em oficina mecânica? Tc batom e caldo de molhos diversos. Obrigada vilma ferreira.

  4. 4 ademar julho 16, 2009 às 10:25 pm

    CONHECIMENTO SOBRE MANCHAS EM ROUPAS É O QUE EU JÁ QUERIA A MUITOTEMPO

  5. 5 valdice hino julho 17, 2009 às 8:58 am

    oi,adorei esse site! gostaria de saber se existe um produto especificado paralimpeza de carpete de madeira….laminado……..e algo pra se tirar arranhoes obrigada.

  6. 6 Camila julho 17, 2009 às 9:48 am

    Gostaria de saber como faço para limpar bolsas, sapatos de camurça. Tem algum produto especial? E aquele impermeabilizador de camurça relamente adianta?

  7. 7 Silmara Caldeira Meireles julho 19, 2009 às 1:00 am

    Por favor gostaria de saber como remover manchas de óleo em piso frio.
    O carro do vizinho fica na minha garagem e me manchou todo o piso, pois gostaria de remover essas manchas.
    Agradeço pela atenção…

  8. 8 Paula novembro 5, 2009 às 10:18 am

    Como retirar mancha de amaciante da roupa? A secretária aqui de casa fez um serviço e tanto! 50% está manchada!

  9. 9 Renata Barros maio 6, 2010 às 10:30 am

    manchei uma calça de brim tipo sarja com amaciante como posso remove-la. agradeço muito desde de já

  10. 10 kelly dezembro 27, 2010 às 10:04 pm

    ola ,por favor manchei meu sapato de verniz e nada tira a mancha,coloquei junto com um sapato de couro e ficou manchado de preto por favor se vcs soubertem de algo me deem resposta obrigada


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,549 visitantes

Online

site statistics

Calendário

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: