Chocolate faz bem ou prejudica a saúde? Confira as verdades e mitos sobre essa deliciosa tentação.

Dica retirada do Blog Amélias
Com esse friozinho, fica difícil resistir a uma xícara quente de chocolate, em meio ao cobertor e ao controle remoto para relaxar e esquentar o corpo.E quando pensamos em chocolate, começamos a nos questionar o que ele de fato pode causar a nosso organismo, além de aquecer o corpo e dar uma sensação de relaxamento maravilhoso. Pois ouvimos de uns que faz bem, por outros faz mal. Mas afinal, o que de fato é mito e o que é verdade?

Considerado o grande vilão das dietas, o chocolate é liderado como o alimento mais desejado por crianças, adolescentes e adultos. Batizado pelos gregos de “theobroma”, que significa alimento dos deuses, esta iguaria causa um verdadeiro fascínio entre as pessoas a ponto de fazer com que algumas fiquem viciadas, os chamados “chocólatras“.

O chocolate é mesmo o grande vilão da dieta?

O chocolate possui várias propriedades nutritivas, mas o excesso pode aumentar o risco de  doenças cardiovasculares e obesidade, devido ao seu alto teor calórico e grande quantidade de gorduras, presente principalmente nos chocolates ao leite e branco.

steam_fastAlém disso, o excesso destes chocolates pode causar enxaqueca, irritações na pele, no estômago e no intestino.
Apesar de vilão, quando consumido moderadamente o chocolate pode trazer benefícios para a saúde, pois ele é fonte de vitaminas A, B, C, D, minerais como potássio, ferro, sódio e flúor. Além disso, pode aumentar o nível da serotonina, hormônio que traz a sensação de bem-estar que ajuda a combater a depressão e a ansiedade.

O chocolate que traz mais benefícios à saúde é o amargo, feito com cacau puro e sem gorduras do leite. Este chocolate possui flavonóides, substância antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas. Além disso, o cacau possui ácido oléico, que protege as artérias, elevam o HDL (colesterol bom) e diminuem o LDL (colesterol ruim).

Pesquisas comprovaram que o chocolate amargo possui uma substância chamada de treobomina, que atua no sistema nervoso e muscular, favorecendo o bom funcionamento cardíaco e prevenindo a hipertensão.

O chocolate amargo ajuda até a emagrecer. Isso mesmo! Quando consumido um pedaço pequeno de chocolate amargo (acima de 60% de cacau) em jejum, este diminui a vontade de comer doces ao longo do dia e ainda ajuda a acelerar o metabolismo, facilitando a perda de peso.

Consumida com moderação, esta delícia é permitida e ainda traz benefícios para o organismo.

Clique aqui e veja a dica completa no Amélias

Com o Compre Junto Centrífuga Espressa, Lavadora Latina Rubi e Ferro sem Fio Settros você economiza e aumenta o rendimento.

Os três produtos aliam o que há de mais moderno para deixar sua lavanderia mais bonita e funcional.

Anúncios

23 Responses to “Chocolate faz bem ou prejudica a saúde? Confira as verdades e mitos sobre essa deliciosa tentação.”


  1. 1 Marcos G. Rodrigues junho 23, 2009 às 12:10 pm

    Bom dia, amigos!!!

    Achei essa reportagem muito boa, gostaria muito se voces pudessem fazer a gentileza de me responder a seguinte pergunta?

    Qual a quantidade ideal á ser ingerida diariamente do chocolate BRANCO e o AO LEITE?

    Desde já agradeço a atenção e parabéns pela reportagem,

    atenciosamente,

    Marcos

  2. 3 Arnaldo junho 23, 2009 às 12:45 pm

    A dica por si só é interessante pois adoro chocolate. Mas… duvido que os gregos conhecessem o chocolate, porque os europeus só descobriram o cacau mais tarde… (segundo a Wiki, em 1502, pelo Cristóvão Colombo).

  3. 4 SONINHA LIMA junho 23, 2009 às 1:11 pm

    aqui no Recife o chocolate quentwe, que é uma delícia, não é muito consumido, mas uma mordidinha de vez em quando num chocololate é tudo de bom! amei esse artigo, esclarecedor.

  4. 6 Klau junho 23, 2009 às 1:14 pm

    Não sei se é bom ou ruim… Só sei que amooo loucameeeente…

  5. 7 Suzete Nascimento junho 23, 2009 às 2:54 pm

    Chocolate para certas pessoas é um vício mas para mim não me faz falta nenhuma ,por eu como quando quero.
    As pessoas que são viciadas , quem coloca somos nos mesmo da mesma maneira que colocamos podemos tirá-lo depende ca cabeça de cada um

    sds

  6. 8 Yeda Antonio da Silva junho 23, 2009 às 3:12 pm

    Gosto muito de saber as propriedades dos alimentos, por isso gostei muito de saber mais sobre essa delícia que é o chocolate.

  7. 9 Elenice Laet junho 23, 2009 às 3:34 pm

    Pra quem tem uma filha “chocolátra” como eu, essa dica veio a calhar. Parabéns. Vou repassar pras amigas tá?
    Beijo, fique com Deus,
    Elenice

  8. 10 Deliane Maria de Carvalho junho 23, 2009 às 8:19 pm

    Adorei saber que o chocolate quando consumido com moderação faz bem pra saúde, pois adoro comê-lo após o almoço.

  9. 11 gilberto2009 junho 24, 2009 às 12:40 am

    Oi passando para desejar felicidades e dizer que adorei o blog, peço para dar uma olhadinha no meu: http://gilbertogil.wordpress.com/ ´´Descrevo,como vejo´´ é um blog de humor criado no intuito de fazer humor ao mesmo tempo informar, lá você pode se divertir e fazer donwloads de livros como crepúsculo, o segredo e muito mais..acompanhar o concurso beldades do orkut 2009 e votar. Espero que gostem e comentem, dessa forma iremos crescer juntos….valeu…!

  10. 12 carla mendes junho 24, 2009 às 1:06 am

    Adorei saber tudo sobre meu doce preferido…. como mais ou menos 70 grs por dia, entre chocolate em pó e em barra ao leite… Meu Deus, será que faz mal?… porque eu amooo me embriagar de chocolate..

  11. 13 Izabele Patricia da Silva junho 24, 2009 às 1:22 am

    Bom adorei a matéria pois me considero ”Chocolatra”
    e consumo chocolate diariamente então gostei da dicas.

  12. 14 Paulo junho 24, 2009 às 8:42 am

    ótima matéria, parabéns!!!

    Atualmente o que mais preocupa o mundo todo é sobre o que comer, devido as doenças que surgem a cada dia, principalmente as cardivasculares, o interessante é que ninguém gostaria de morrer do coração, porém não analisamos o nosso histórico de vida, entrentado a medicina é uma benção e as informações estão para quem quiser disponíveis principalmente na internet. Enfim gostaria que fosse realizados comentários adicionais sobre a mistura de leite com chocolate, impede a absorção do cálcio ou não, devido a quantidade de oxalato contida no cacau.

    Abraços a todos…

  13. 15 franci23 junho 24, 2009 às 8:59 am

    Um chocolatinho quente nesse frio que anda fazendo aqui em sampa combina com um bom Pão de queijo saido do forno e um ótimo dvd.

  14. 16 Chef Carlo Möckli - Chocolatier junho 24, 2009 às 10:22 am

    Parabéns! Este texto tem ótimas informações e pode ajudar as pessoas a se “educarem” sobre chocolate. Os vilões são mesmo o chocolate ao leite e o branco. As vantagens de se acostumar com o chocolate amargo é que você nunca vai comer mais do que devia e ainda vai fazer bem à sua saúde!

  15. 17 Loirinha465@hotmail.com junho 24, 2009 às 11:07 am

    Amo chocolate so que nao como dariamente mas de dois a tres meses como uma barra de 500g de uma vez e gosto extamente do chococlate branco rs sei que este chocolate tem muita gordura mas como eu so como com um intervalo mairo acho que nao prejudica a minha saude.
    Relamente o chocolate satisfaz porque o dia que como chocolate, uma barra,rsrs fico mais de seis horas de intervale entre as refeições. Amei a materia nota 100 .

  16. 18 Fabio Lacerda junho 25, 2009 às 6:13 am

    Eu adoro chocolate, mas comia muito pouco, porque achava que subia o colesterol, mas sabendo dessa, vou comer mais.

  17. 19 Coop Ninjask junho 25, 2009 às 10:27 pm

    Melhor do que algo incrívelmente gostoso é algo incrívelmente gostoso e benéfico a saúde. E o chocolate é o minuto de prazer garantido de muitos por aí, realmente é algo insubstituível. XD
    —————
    Visite: http://euviemalgumlugar.wordpress.com

  18. 20 Sérgio Soares junho 26, 2009 às 8:34 am

    Oi! Eu comia muito chocolate ao leite e chocolate branco, agora vou passar a comer apenas chocolate amargo com mais de 60% de cacau, moderadamente é claro!

  19. 21 Neydoca junho 27, 2009 às 10:38 pm

    Sou uma chocolovers assumida! Amargo me dá calafrios! Aprecio também o brigadeiro,Nescau…acho que não devemos abolir totalmente nada que nos faça mais felizes e o chocolate com certeza cumpre sua função. Confesso que não consigo entender como alguém pode não gostar de doce? Assim como talvez cause espanto a minha paixão por doces.Assim caminha a humanidade e já que ninguém é perfeito,esse seria meu defeito ou minha qualidade? Vou parar de filosofar e comer um pedacinho de chocolate! Quer um pedaço? Beijos da Neydoca

  20. 22 igor segabinazzi fevereiro 12, 2010 às 1:47 pm

    gostaria de saber se o chocolate em pó provoca algum tipo de cancer.
    chocolate encima do pao faz bem???

    desde ja agradeço sua resposta.

  21. 23 Daiane outubro 18, 2010 às 8:38 am

    Gostaria de saber se o achocolatado pode reduzir ou inibir a absorvição de cálcio do organismo. Pois muitos dizem que sim, mas não encontrei nenhum artigo confiável afirmando isto; pelo contrário, encontrei um site que diz que os oxalatos presentes no cacau inibiriam o cálcio em grande quantidade, o que não é o caso dos achocolatados.
    Desde já agradeço


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,258 visitantes

Online

site statistics

Calendário

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

%d blogueiros gostam disto: