Transforme sua cozinha em uma verdadeira sala de visitas. Aproveite as dicas e receba melhor seus convidados.

cozinha_amigos
Dica retirada do Blog Amélias
Com os apartamentos cada vez menores temos que aproveitar ao máximo os espaços de nossa casa. Não podemos restringir receber visitas somente na sala de visitas, principalmente se quer reunir um número maior de pessoas em sua casa.

fritadeira elétricaHoje em dia é comum receber os amigos na cozinha. Esse espaço que até então ficava em segundo plano quando o assunto era receber visitas, pode transformar-se num aconchegante ambiente para conversar enquanto se prepara a comida.

Para que esse espaço seja aconchegante, primeiro é necessário que se tome o máximo de cuidado com a limpeza e organização, afinal é o local onde são preparadas as refeições e onde você pretende acomodar seus convidados. Ninguém quer grudar e nem manchar suas roupas em restos de alimentos e gotículas de gordura. Não fica legal ter visitas em sua cozinha e você ter que ficar feito louca atrás da panela ou utensílio ideal para a preparação do prato. Se tudo estiver disposto de maneira lógica, você dificilmente passará por essa “saia justa”.

A seguir darei uns truques para você deixar o espaço mais gostoso da casa superorganizado e pronto para receber bem seus convidados.

Uma imagem “clean” transmite limpeza além de passar conforto e segurança para o usuário.

Você sabia que numa cozinha bem organizada, a vontade de cozinhar é ainda maior? O espaço organizado economiza tempo e confere uma sensação de bem estar para dentro de casa, além dedeixá-la com um visual clean e transmitir as sensações de limpeza e conforto.

Evite o acúmulo de objetos sobre a mesa, assim o ambiente ficará mais organizado.

Se sua cozinha é pequena, tente planejar a mesa para que a mesma seja recolhida após o uso, ou seja, adquira um modelo dobrável existente no mercado e de fácil instalação.

Mantenha-o sempre organizado. Para facilitar essa organização instale divisórias e gavetas internas em seu armário, dessa forma seus utensílios ficarão mais organizados e serão encontrados com mais facilidade.

Para otimizar a preparação de alimentos, esses móveis devem permanecer próximos. Mantenha-os sempre limpos, pois terão contatos diretos com seus alimentos.

A fim de manter esse cômodo sempre impecável, vale a pena adotar algumas medidas práticas na disposição dos utensílios, como:

  • Praticidade em primeiro lugar, sendo assim, mantenha objetos de uso diário dentro dos armários de fácil acesso, e devem ficar sempre a frente dos demais. Por exemplo,  temos sempre aquelas xícaras que reservamos para as visitas, e no dia a dia, acabamos usando as canecas.
  • Separe os utensílios por tipo: panelas, pratos, copos, xícaras, refratários, travessas, tigelas, potes de plástico, entre outros. Devem ser colocados em compartimentos separados.
  • Reserve um nicho do armário para guardar óleo, azeite, sal e temperos habituais, lembrando que o vinagre fica na geladeira(ainda vejo muita gente guardando vinagre no armário). Esse nicho deve ser próximo ao fogão, mas longe das paredes do forno, que aquecem quando usados e pode favorecer a oxidação de temperos como o azeite, perdendo dessa forma parte de suas importantes propriedades.
  • Economize espaço dependurando as xicaras no teto das prateleiras e as tampas de panelas atras da porta do armário.
  • Evite manter o botijão de gás dentro da cozinha. Além de ser perigoso acaba deixa a cozinha com um ar mais pesado e feio. Não há capinha que deixe-os mais bonitos.
  • Se não houver armário debaixo da pia, use uma tábua para fazer uma prateleira nesse local. É excelente para guardar panelas e outros utensilios.
  • Separe a terceira gaveta para panos de prato e toalha para secar as mãos(afinal não é legal secar as mãos com o pano de prato que se seca a louça), de preferência enrolados como camisetas, afim de otimizar o espaço. Outra para toalhas de mesa de uso cotidiano e para suporte de travessas de panelas quentes, porta-copos.
  • Na quarta gaveta, guardar os guardanapos de papel, porta-guardanapo, argolas de guardanapos, paliteiros e descansa-talheres.
  • Na quinta gaveta, organize os jogos americanos e as toalhas de mesa.
  • Fixe um suporte para papel toalha, alumínio e filme plástico. De preferência longe do fogão, que joga gordura no ar e pode dificultar a limpeza do suporte.Veja a dica completa  clicando aqui e acessando o Blog Amélias
Anúncios

4 Responses to “Transforme sua cozinha em uma verdadeira sala de visitas. Aproveite as dicas e receba melhor seus convidados.”


  1. 1 JANETE junho 16, 2009 às 2:53 pm

    eu sou uma ameeeelia.
    por isso amo dicas maravilhosas como essas das amelias.

    obrigada
    manden-me mais.
    janete

  2. 2 Rodolfo Bertoncini junho 17, 2009 às 9:16 am

    Achei muito boa essa material, as cozinhas de hoje recebem muito mais visitas do que as proprias salas, e a escolha de um bom planejamento é tudo de bom para essa parceria e armonia entre sala e cozinha.

    Parabens pela mateiral
    Pró Arts. Superficies Solidas
    pro.arts@uol.com.br
    11 – 3729.24.07

  3. 4 Dani Buscariolli junho 17, 2009 às 5:46 pm

    Adoro receber amigos em casa, e de fato é muito bom quando recebemos não só com carinho e um bom menu, mas também com organização e limpeza!!

    Adorei!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,258 visitantes

Online

site statistics

Calendário

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

%d blogueiros gostam disto: