Você acha que vinagre serve só para temperar salada? Conheça algumas aplicações e segredos deste ingrediente maravilhoso

vinagre de maçãDica retirada do blog Amélias

Quem pensa que vinagre serve só para temperar salada, engana-se, pois esta solução maravilhosa pode também esterilizar, amaciar e neutralizar odores.

Além dar sabor aos alimentos, o ácido acético tem funções que podem facilitar o dia-a-dia e diminuir os gastos no orçamento doméstico.

A maçã e o vinho continuam sendo os ingredientes básicos mais populares. Quase todos os produtos com fermentação alcoólica podem ser aproveitados para fabricar o vinagre.

A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o vinagre de maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso, esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde. É regulador do peso, ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.

O vinagre também é capaz de melhorar o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura de inúmeros males, entre os quais se destacam: gripe, tosse, resfriado, infecções de pele, má digestão, hipertensão, fadiga, enxaqueca, má circulação, labirintite, reumatismo, entre outras (fonte-www.severomoreira.net).

Além de ser um importante aliado no combate às doenças, esse poderoso anti-séptico, o vinagre, evita a formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias.

Faça uso do vinagre em seu cotidiano

Na casa: (principalmente se você reside em local com muita umidade.)
Mantenha um vaporizador (desse, do tipo usado para plantas) cheio, com mistura de água e vinagre (aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos). Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.

Ambientes recém-pintados:
Molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.

Seus pincéis:
Lave-os como de costume e depois enxágüe com mistura e água com vinagre.

Rodapés, piso de madeira e banheiros :
Onde houver madeira e você notar que está apresentando “bolor”, limpe com água e vinagre usando um pano úmido após retirar a poeira.

Vaso sanitário:
Para que ele fique impecavelmente esterilizado, ponha dentro do vaso meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água fervendo e deixe.

Ferro de passar à vapor:
Limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda a limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.

Aquecedor para mamadeiras:
O mesmo procedimento.

Tapetes:
Com uma escova, água e vinagre (as cores ficam mais vivas além da proteção bactericida).

Combate as larvas do Aedes Aegypti, mosquito causador da dengue:
Duas colheres de sopa de vinagre diluídas no recipiente que contém água com as larvas do mosquito da dengue são suficientes para eliminá-las.

Na cozinha

Micro-ondas:
Ferva durante cinco minutos, um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.

Panelas:
Ele ajuda a retirar as manchas deixadas pela fervura e feijão (principalmente nas panelas de pressão).

Geladeira:
Retira os odores. Você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro da geladeira.

Máquina de lavar louças:
Na última água de enxágüe ponha vinagre dentro da água (o vinagre corta o efeito do sabão e desinfeta as louças.

Lixeirinha:
Mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.

Roupas

Máquina de lavar roupas:
Faça o mesmo procedimento usado para a máquina de lavar louças.

Travesseiros e colchões:

Vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.

Cortando o efeito de urina no colchão:

Para o colchão use o mesmo procedimento utilizado no colchão, deixe um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado. Logo após, aplicar a mistura de vinagre e aguardar umas horas para secar com ferro de passar.

Urina nas roupas:
Retirar a urina com água lavando normalmente e em seguida deixar no molho com água e vinagre e enxaguar.

Urina de animais domésticos:
Secar o local com um jornal, passar um pano úmido e depois vaporizar a mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Utiliza uma quantidade superior de vinagre para urina de gatos.

Seu bebê

Roupas :
Faça o mesmo procedimento utilizado para as roupas molhadas com urina.

Brinquedos:
Lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre (enxágüe por mais vezes com água pura).

Assaduras provocadas por urina:
Lavar o local afetado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se que deverá ser fraca para não agredir e provocar dor devido a sensibilidade da assadura.

Outros

Doentes e idosos no leito:
Higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.

Seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos:
Ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre e procure a ajuda de um psicólogo para acompanhamento.

Beleza

Pele:
Se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne, diariamente, após a higiene da manhã, enxágüe o rosto com uma mistura de vinagre com água morna. Antes de deitar faça a mesma coisa.

Cabelos 1:
Se não forem secos, enxágüe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado a dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.

Cabelos 2:
Se você fez permanente e seu cabelo ficou cacheado mais do que você desejava, faça uso da mesma receita utilizada em Cabelos 1.

Queimaduras de Sol:
Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.

Higiene bucal

Dentes e mucosa bucal:
Misture em um copo de água morna, três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes faça um bochecho com a mistura.

Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de lisoform líquido na máquina de lavar roupas, na limpeza dos banheiros e da casa, em lixeiras, urina de animais, cabelos ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos), no piso e balcão da cozinha.

Ou ainda misturar lisoform ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
Atenção: não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças e bebês.

Veja a dica completa no Amélias

Você acha que vinagre serve só para temperar salada? Conheça algumas aplicações e segredos deste ingrediente maravilhoso
Anúncios

64 Responses to “Você acha que vinagre serve só para temperar salada? Conheça algumas aplicações e segredos deste ingrediente maravilhoso”


  1. 1 Brisa Menezes março 12, 2009 às 4:05 pm

    fantástico.. sabia de algumas coisas ..mas todas não

    Esqueceram de colocar que o vinagre tira.

    grata pelas informações Brisa

  2. 2 Orenil de Andrade março 12, 2009 às 4:21 pm

    Agradeço as informações , vou aplicar algumas para fazer o teste.
    Luz e Paz

  3. 3 SONIA março 12, 2009 às 4:27 pm

    ADOREI ESTA MATERIA, NÃO SABIA QUE O VINAGRE ERA TÃO UTIL, ALEM DE DEMPERAR A SALADA, ADOREI

  4. 4 Jussara março 12, 2009 às 4:51 pm

    Olha amei essa reportagem do vinagre e suas utilidades,muito bom, e barato.

  5. 5 Lourdes março 12, 2009 às 4:51 pm

    obrigado pelas dicas.Várias delas eu já pratico e realmente são boas e principalmente quando a pessoa ou os moradores da casa são alergicos e não podem com produtos de limpeza forte. Eu uso tbem para limpar o piso da casa toda,vidros e outros mais.

  6. 6 NEIDE março 12, 2009 às 4:56 pm

    Ja conheço as maravilha do vinagre, principalmente o de maça, e faço uso e qdo possivel passo informações para as minha amiga

  7. 7 Eunice F.Martins março 12, 2009 às 5:11 pm

    Parabéns!!!

    maravilhosas dicas sobre o uso do vinagre. Continuem assim….

  8. 9 Eunice CAvalcante março 12, 2009 às 5:26 pm

    Nunca pensei que vinagre fosse tão últil. Muito Obrigada pelas informaçoes, agora vou usar mais vinagre.

  9. 10 Monica Nery março 12, 2009 às 5:30 pm

    Amei ter recebido esta materia, aprendi bastante e vou repassar este e-mail. Gostaria que continuassem me passando matérias boas como esta.

  10. 11 fernando arruda março 12, 2009 às 5:32 pm

    MUITO BOM!!! REALMENTE É MARAVILHOSO OS ENSINAMENTOS.
    OBRIGADO!

  11. 12 Yvone Eugenia b. de Aguiar março 12, 2009 às 5:45 pm

    Essa materia sobre o vinagre esta muito boa. Eu uso vinagre para muitas coisas mas não conhecia tanto . Obrigada p/ informações.
    Yvone

    11/03/2009

  12. 13 yvone Eugenia B. de Aguiar março 12, 2009 às 5:49 pm

    Essa materia sobre o vinagre esta muito boa. Eu uso vinagre para muitas coisas mas não conhecia tanto . Obrigada p/ informações.
    Yvone

    11/03/2009

  13. 14 Otoniel Lima março 12, 2009 às 5:57 pm

    Adorei esta materia, é maravilhosa estas informações, pois temos este produto em nossos lares e não conhecemos o seu real poder.
    Parabens pela materia e espero outras como esta.

    Att
    Otoniel

  14. 15 kesia março 12, 2009 às 6:24 pm

    caramba, o Vinagre é tudo !! Ele sim e mil e uma ultilidades!!

  15. 16 Mitha março 12, 2009 às 7:01 pm

    Fabuloso. Eu até já conhecia sua eficácia para desinfetar ambientes, pois já vi, em um hospital de doenças infecto-contagiosas, ser usado misturado com água, para passar no chão dos quartos. Porém não conhecia tão detalhadamente seu poder no nosso organismo. Muito interessante.

  16. 17 Telma março 12, 2009 às 7:07 pm

    Pra aumentar o metabolismo e até mesmo ajudar no emagrecimento, como saber a dosagem correta ?

  17. 19 Ana março 12, 2009 às 7:15 pm

    Gostei demais e quero aplicar tais utilidades…

  18. 20 Fátima março 12, 2009 às 7:30 pm

    Valeu, muito boa a matéria. Higienização barata ao alcance de todos.
    Att
    Fátima

  19. 21 Joao Batista Ghizzi março 12, 2009 às 8:33 pm

    Bonissimo o vinagre. Muito útil para a higiene e nossa saúde.

  20. 22 Regina março 12, 2009 às 8:55 pm

    Adoro, o vinagre principalmente o de maçã.
    Parabéns pela matéria.

  21. 23 Clair Krejci Pinto março 12, 2009 às 8:57 pm

    Adorei! Façam o vinagre de kombucha com maçã. Fica delicioso! e pode ser aplicado da mesma maneira. Luz e Paz para todos. Claír

  22. 24 Regina março 12, 2009 às 9:03 pm

    Muito bom .
    Eu já uso um copinho com vinagre dentro de armários e guarda roupas na casa de praia. É ótimo pois não fica com cheiro de bolor.

  23. 25 Bertes março 12, 2009 às 9:23 pm

    Excelente, nunca tinha ouvido alguém falar bem do vinagre e com raras excessões alguma das aplicações aqui descritas era veiculadas
    Parabéns pela matéria…

  24. 26 galdino vilela março 12, 2009 às 10:06 pm

    oi amelia gostei muita das dicas mas ja que disse algumas coisas sobrecabelos gostaria de saber se tb e verdade que combate a caspa e seborreia porque sofro muito principalmente tenho morado em paris fico escamando muito gostaria de saber ja me falaram nao sei se e verdade

  25. 27 Neusa Maria - SP março 12, 2009 às 11:21 pm

    Ja conheço a benesses do vinagre a muitos anos, inclusive uso até na água de enxague dos meus cães, pois mantem a pele sequinha e o pêlo brilhante e macio.

  26. 28 mariano março 12, 2009 às 11:38 pm

    Acredito piamente em tudo que foi dito sobre os benifícios do vinagre em nossas vidas. Um grande abraço.
    Marianoi

  27. 29 Vicky março 13, 2009 às 9:27 am

    São ótimas essas dicas…
    Nós mulheres atualmente temos tantas responsabilidades que quanto mais truques de dicas aprendemos mais despreocupação ronda nossa vida… adoro isso!
    http://www.vitoriabernardi.com

  28. 30 rosane correa março 13, 2009 às 9:31 am

    Pra aumentar o metabolismo e até mesmo ajudar no emagrecimento, como saber a dosagem correta ?

  29. 31 yorana março 13, 2009 às 10:16 am

    Que bacana, adorei o post!!
    Abraços! 🙂

  30. 32 ana março 13, 2009 às 10:29 am

    gostaria de saber a dosagem de vinagre de maça a ser tomada,e o periodo.

  31. 33 ELUAR CLARO março 13, 2009 às 10:37 am

    Obriga,
    Adorei essas informações tão importantes para todos nós!
    Me acrescentou demais, não sabia que o vinagre era tão bom e importante em nossas vidas! Por favor quando tiver ou dicas assim não esqueça de nós. Vocês estão de parabéns!!!

  32. 34 Carol março 13, 2009 às 11:01 am

    Adoro vinagre em tudo. Como p~ao com vinagre pra imaginarem, mas nem sabia que ele tinha esse poder todo. Agora vou continuar comendo sem me achar tão doida.

  33. 35 Silvana março 13, 2009 às 11:02 am

    Já ouvi falar muito sobre o uso do vinagre de maçã. Mas gostaria de
    saber onde comrpar, se é o mesmo vendido no supermercado, se uma uma marca/tipo e etc? Ah ! como usar o vinagre dentro do armário/guarda-roupas?
    Grata
    Silvana

  34. 36 nadja maria de oliveira março 13, 2009 às 11:53 am

    Adorei a receita. Gostaria que me enviasse pra o email nadjamo@yahoo.com.br. obrigada

  35. 37 andré março 13, 2009 às 1:40 pm

    O Vinagre poderia ser levado p/ lavar Brasília !
    Primeiro o Senado ! Depois a Câmara de Deputados !
    Haja vinagre ! …

  36. 38 Sandra março 13, 2009 às 9:35 pm

    Tô begeeeeeeeeee!!!!!!!!!!

    Como o vinagre é util!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns pela matéria!!!!!!!!!

  37. 39 Sandra março 13, 2009 às 9:37 pm

    E o vinagre de álcool e o de vinho?????? Tem a mesma utilidade? é tão bom, em tudo, como o de maçã????

  38. 41 Margareth Nunes Lopes março 13, 2009 às 11:02 pm

    Parabéns pela maravilhosa matéria!!!!!
    Passarei adiante estas dicas, pois sei que estarei ajudando muitos por esse mundão.
    Valeu!

  39. 42 Eunice março 14, 2009 às 1:35 am

    Adorei tudo que li sobre o vinagre. Já sabia de alguma coisa.
    Só gostaria q botassem as quantidades q temos q usar. principalmente p manter o peso.
    Grata
    Eunice

  40. 43 Eunice março 14, 2009 às 1:42 am

    Galdino, li o sseu comentário sobre vinagre contra caspa e vou lhe dar uma dica: Essa caspa agarrada e q coça (se coçar) é um problema pscológico. Vá por mim.
    Abços.

  41. 44 maria leni março 14, 2009 às 2:12 pm

    fostei muito da materia mas se alguem souber de alguma receita pra limpar mancha de sapatos de verniz de cor quase branco clara me diga , pois manchei os meus com uma embalagem daquelas embalagems tipo laminadas sei lá de vermelho jamaias imaginei que iria largar tinta e muito menos que o sapato pegaria aquela tinta da embalagem estou desesperada pq não sei o que usar sem estragar o verniz e estragar o sapato. obrigada.leni

  42. 45 satiko aparecida takano março 15, 2009 às 10:58 am

    ola gostei mto nunca imaginei que o vinagre poderia ser tão util gostaria de saber de como fazer uso para combater o kolesterol enfim para saúde interna aguardo resposta um abraco

  43. 46 YÁRA março 15, 2009 às 4:38 pm

    AGRADEÇO A MINHA AMIGA MARIAZINHA QUE ME ENVIOU ESTA METÉRIA, SERÁ MUITO ÚTIL NA MINHA CASA. VOU USAR ALGUMAS APLICAÇÕES CONFORME A MATÉRIA MANDA. OBRIGADA REALMENTE É MUITO ÚTIL .

  44. 47 rita de cassia magalhaes março 15, 2009 às 7:54 pm

    ja, ouvi dizer mt sobre esse produto, inclusive q serve tambem pra quem tem infeccoes, e tambem o vinagre de sidra de maça, serve pra quem tem cancer, usando diariamente pode melhorar dores e outra coisas mais.. alem disso as outras dicas são otimas.. obrigada.

  45. 48 MpOMPEIA março 16, 2009 às 2:28 am

    E MAIS: PARA ESPANTAR FORMIGAS- PASSAR EM TODA SUPERFICIE DA PIA ou nos azulejos.
    Na calda para deixar os bomboms mais brilhantes.e etc.etc.

  46. 49 rosangela março 16, 2009 às 12:23 pm

    Eu,além de já usar algumas destas dicas, ainda deixo de molho todas as folhas p/salada.É impressionante como sai sejeira!!!!!

  47. 50 Sérgio março 16, 2009 às 1:30 pm

    O vinagre pode ser utilizado também para desinfetar máquina de lavar roupa e como amaciante de roupa.

  48. 51 ligiasette março 16, 2009 às 6:40 pm

    Soube que o vinagre é eficaz contra queimaduras da estrela do mar ,passando a dor imeditamente, nunca tive a oportunidade de comprovar a veracidade de tal informação , mas fica a dica para os profissionais de saúde comprovar

    Obrigado pelas informações.

    Ligia Sette.

  49. 52 Roberto Toledo Dias março 17, 2009 às 8:10 am

    Gostaria de saber como conseguir matérias completas não só sobre o vinagre como outros produtos de fácil aquisição ( barato ) que possa ser útil principalmente para ajudar a pessoas carentes de baixo poder aquisitivo.

  50. 53 CARLA pROENÇA março 19, 2009 às 8:46 pm

    Gosrtaria de tirar uma duvida? Posso envidrar e usar a fórmula com vinagre para passar no rosto?

  51. 54 sergio antonio carvalho março 23, 2009 às 6:12 pm

    Prezados senhores
    Como proceder para fritar ovos e não fazer toda aquela sujeirada, já que os mesmos “estouram” espalhando gordura por toda parte.

    atenciosamente
    Sergio A Carvalho

  52. 55 marilda março 30, 2009 às 1:11 pm

    como usar o vinagre no tratamento da labirintite e para queimar gordura?

  53. 56 Carmen maio 7, 2009 às 7:19 pm

    Materia maravilhosa.Muito util e economica.Obrigada pelas dicas.Aproveito para pedir dicas sobre a caspa e pele muito oleosa.
    Obrigadissima,Carmen

  54. 57 Alcione Vettorato maio 8, 2009 às 6:27 pm

    Fantástico! Fico muito feliz de receber tais informações sobre uso de certo produto, nesse caso “o Vinagre” pois isso torna a vida mais fácil, no dia a dia. Outro dia recebi uma mensagem , também sobre a utilidade na nossa vida da água oxigenada, pena que naõ gravei, se não iria também enviar para voces.
    Abraços

  55. 58 Inês Oliveira agosto 27, 2009 às 2:53 am

    Como faço para receber novidades como essa do vinagre, gostaria de receber mais novidades diversas.

  56. 59 Patricia janeiro 3, 2010 às 6:42 pm

    Eu amei este negócio de usar vinagre,sempre usei vinagre branco na limpeza e desde de criança aprendi usar com minha avó para dores nas pernas.Mais nunca tinha usado no rosto,testei e amei comprei o de maça igual vi no site,no primeiro dia já vi resultado e no segunto então minha pele estava maravilhosa.Fika bem aberto os poros e iper macia…Obrigada pela dica.

  57. 60 VLADIMIR MOREIRA março 17, 2010 às 12:36 pm

    MUITO LEGAL VINAGRE DE MAÇA – GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O VINAGRE DE MAÇA VENDIDO EM SUPERMERCADOS OU SO O NATURAL.

  58. 61 Luiz Penalber abril 14, 2010 às 6:43 pm

    Gostei muito das dicas sobre vinagre e solicito que me envie o endereço onde comprar o vinagre de maçã natural,
    Abraços,

    Luiz.

  59. 62 dhuliany julho 2, 2010 às 7:37 am

    oi..meu nome e dhuliany e a minha avo e acamada ha 9anos e e so minha mae e a minha tia q cuida dela e ai minha mae acho este dai o do vinagre e ela vai fazer pra minha avo…
    e vai ser muito bom q a minha avo tem muitas assaduras…

    xau

    bjks

    de todos de alfenas

  60. 63 Bruna agosto 27, 2010 às 8:42 pm

    Oi gostaria de saber se vinagre tamb tira manchas de sapato,com urina.
    Meu sapato esta com umas enormes manchas pretas.
    Oq devo fazer?


  1. 1 Top Posts « WordPress.com Trackback em março 14, 2009 às 9:19 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,550 visitantes

Online

site statistics

Calendário

março 2009
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

%d blogueiros gostam disto: