Como evitar dor de cabeça ao contratar pedreiro, encanador, pintor, eletricista

Dica retirada do blog Amélias

Não há quem não tenha passado por dissabores diante do desafio de contratar os serviços de pedreiro, pintor, encanador ou eletricista, principalmente se for para emergências, como um curto-circuito, que deixa a casa às escuras, ou um vazamento capaz de alagar a cozinha ou o banheiro.

Com freqüência, os serviços domésticos acabam parando nos Procons dos vários Estados e chegam a rivalizar com as broncas nos serviços de telefonia, água e esgoto e fornecimento de energia elétrica, os campeões do ranking.

Não existe um órgão regulador para cuidar das encrencas nessa área. Trata-se de um mercado de livre contratação entre as partes, caracterizado na maioria das vezes pela informalidade econômica.A saída é uma só: “Cabe ao consumidor fazer a pesquisa prévia de preços. Ele pode e deve pechinchar”, orienta Maria Cecília Palotta, diretora técnica do Procon em São Paulo. É diminuto o poder de barganha de quem tem um cano estourado e a casa alagada, mas, para aquele que dispõe de mais tempo, vale a pena fazer uma tomada de preços.

Além dos valores cobrados, o cumprimento de prazos e a qualidade dos serviços executados estão entre os principais motivos de queixa dos consumidores no Procon. Quando tenta resolver o problema, o órgão sempre esbarra na ausência de recibo ou contrato. Na falta de provas documentais, fica mais difícil resolver a parada, com prejuízo evidente para o consumidor. Pela experiência do Procon, o maior trunfo do consumidor, na hora de se defender de um serviço mal executado ou inacabado, é o contrato escrito. Do contrário, os órgãos de defesa ficam impossibilitados de atuar como mediadores em caso de reclamação. A Justiça, porém, aceita testemunhas como evidências.

Veja essa dica completa e muito mais no Amélias

Anúncios

11 Responses to “Como evitar dor de cabeça ao contratar pedreiro, encanador, pintor, eletricista”


  1. 1 ana maria fatio dezembro 8, 2008 às 11:53 pm

    Obrigada pela dica do contrato para facilitar reclamacoes nocaso de nao cumprimento de servico dos encanadores , pedreiros, eletricistas e afins.
    Veremos se da proxima vez eu acerto.

  2. 2 sebastiana maria de souza lima dezembro 9, 2008 às 12:08 am

    falando em pedreiro, o ideal e fazer uma empleita documentada e o pedreiro recebendo o pagamento de acordo com o serviço eixecutado ficando o restante do pagamento para receber no final da obra pronta , nunca fazer serviços em casa na diária, só na empleita

  3. 3 Henrique dezembro 9, 2008 às 7:34 am

    Sou engeheiro civil e dou a seguinte dica: Nunca pague adiantado pelo serviço. Se o profissional pedir dinheiro para compra de materiais o acompanhe até uma loja de sua confiança, deixe ele fazer a escolha dos materiais básicos e pague vc mesmo pela compra. Na maioria dos casos de conflito envolve uma relação de confiança exagerada por parte do contratante.

  4. 4 Roger Santos dezembro 9, 2008 às 5:08 pm

    impossivel evitar isso, principalmente com pedreiros
    olha aqui http://agoraquerover.wordpress.com

  5. 5 Vilma Taveira dezembro 10, 2008 às 8:49 am

    Muito bom. Precisamos destas dicas.
    Abraços,
    Vilma Taveira

  6. 6 Joselia dezembro 11, 2008 às 5:08 am

    Meninas

    Pra se livrar dos oportunistas, pelo menos nos casos de emergência, é mias negócio contratar um SEGURO RESIDENCIAL. Todos os bancos tem. O meu é da CAIXA ECONOMICA e eu estou mega-satisfeita com ele.
    Você paga um pequeno valor por ano e tem direito a uma série de serviços de emrgencia, tais como encanador, eletricista, chaveiro, etc. E você não paga pela mão-de-obra, só pelas peças se for necessário.

    Beijos,

    Joselia

  7. 7 jose joaquim de souza neto dezembro 11, 2008 às 9:36 am

    deveria haver cópia de contratos com os profissionais citados, para que os consumidores saibam como fazer.

  8. 8 Gilson Guardado maio 21, 2009 às 9:26 pm

    Para que evitar este tipo de dor de cabeça, a sugestão é sempre contratar empresas especializadas em manutenção predial.
    Estes serviços mencionados como essenciais, principalmente em caráter emergencial, deve ser executado por profissional habilitado, com supervisão ou acompanhamento de responsável técnico com registro em Conselhos Regionais – CREA, .
    Temos a falsa caracterização que se tem engenheiro ou arquiteto envolvido nos serviços os custos são abusivos e desnecessários, confiando nossa segurança e de todos que ali convivem, a pessoas sem formação técnica, verdadeiros “faz-tudo”, possuidores apenas de telefone celular pré-pago, sem crédito (só ligam a cobrar) ou que possuem sede em minusculo espaço com algumas conexões hidráulicas, rolos de fio e placa publicitária de “Chaveiro, eletricista, encanador, telhado, calhas e todos os serviços do ramo”, além da indicação de amigos de que conhece uma pessoa que apesar de analfabeta é muito bom.
    Existem várias empresas que atuam no ramo de manutenção predial e indicamos o http://www.sindiconet.com.br, portal especializado para cotações de empresas com sede, CNPJ, contrato de prestação de serviços detalhado e responsável técnico regulamentado.

  9. 9 aparecida janeiro 7, 2010 às 11:49 am

    contratei um pedreiro para fazer um muro numa barranca de mais ou menos dois metros. Não fiz contrato de prestação de serviços. Com as fortes chuvas o muro caiu e parte dele est[á encostado na casa da vizinha que mora na parte de baixo.A defesa civil disse que tenho que procurar um engenheiro particular para acompanhar a obra. que procedimentos devo tomar e qual a distância que a construção da moradora da parte de baixo deve ter da barranca?


  1. 1 Top Posts « WordPress.com Trackback em dezembro 9, 2008 às 9:31 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,258 visitantes

Online

site statistics

Calendário

dezembro 2008
S T Q Q S S D
« nov   jan »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

%d blogueiros gostam disto: