Local de vinagre é na geladeira! Como armazenar adequadamente os alimentos nela? E a limpeza?

geladeira

Dica retirada do blog Amélias

Hoje vou falar um pouco desse eletrodoméstico tão comum, presente em 9 de 10 residências, e que tem em cada residência sua função.
Geralmente é utilizado para armazenar e conservar os alimentos, apesar de eu conhecer uma casa onde ela serve para guardar os sapatos.

As geladeiras geralmente apresentam sua parte mais fria nas áreas mais altas, justamente para que o ar frio (mais pesado que o ar quente) desça fazendo sua função de roubar o calor dos alimentos. Ele vai esquentando gradativamente, voltando às partes superiores e sendo resfriado novamente, continuando o ciclo. A temperatura média da geladeira deve ser mantida inferior a 5ºC. Se a temperatura for mantida a 4ºC, os produtos prontos armazenados poderão ser mantidos por até 5 dias.

Portas de geladeira não foram feitas para guardar ovos

Como dispor os alimentos, do ponto mais frio (no alto) para o menos frio (embaixo): inicie com as carnes, abaixo ovos e frios, após, coloque os laticínios e, por último, frutas e hortaliças. Na porta, coloque apenas alimentos de baixa perecibilidade, como mostarda, bebidas, catchup, etc.
Muita gente pensa que a porta da geladeira serve para colocar ovos, cola, pilha, água e bebidas. Não estão totalmente errados no que se refere à água e outras bebidas, mas, com relação aos outros produtos, é preciso cuidado.

O local que mais sofre variações térmicas é justamente a porta. Por isso é o local onde podemos acondicionar apenas aqueles produtos que estavam no estoque seco e que só depois de abertos devem ficar sob refrigeração, como catchups, mostardas, molhos de pimenta, maioneses, bebidas e vinagre. Isso mesmo, local de vinagre é na geladeira, nunca embaixo da pia! O vinagre a temperatura ambiente, com o passar do tempo, forma uns grumos brancos, isto é contaminação microbiológica, ele está estragado, tem que ser mantido sob refrigeração.

E mais, não é indicado retirar os ovos da embalagem original! Isso mesmo, eles devem permanecer naquelas caixas ou bandejas. Quanto menos manipulação melhor; os ovos são perecíveis e, como tal, nunca deveriam ser vendidos fora de refrigeração. Em casa temos que mantê-los em temperatura baixa, nunca fora da geladeira ou em cestinhas aramadas com cabeça de galinha em cima do armário ou da mesa da cozinha.

A pior parte da geladeira em relação à temperatura é justamente a porta! Principalmente aqui no Brasil, onde as pessoas gostam de transformar a geladeira em psicólogo ou em televisão. Abrem e passam horas olhando para dentro sem nada para fazer.

Parece até que a geladeira vai ficar sentida se não dermos atenção a ela. Toda vez que passamos por perto, temos um impulso de abrir, mesmo que tenhamos acabado de comer! Temos que abrir novamente para ver se surgiu alguma coisa nova lá. Até parece que tem um cozinheiro preso dentro da geladeira preparando algum prato irresistível.

As frutas, legumes e verduras devem ser sempre armazenados na parte menos fria, dentro de sacos plásticos transparentes, com uma abertura para passagem do ar. Os alimentos devem ser higienizados após duas horas de refrigeração.

Veja essa e outras dicas no http://inblogs.com.br/amelias

Anúncios

49 Responses to “Local de vinagre é na geladeira! Como armazenar adequadamente os alimentos nela? E a limpeza?”


  1. 1 eliana garcia do nascimento novembro 4, 2008 às 11:42 am

    Parabéns é uma maravilha ler sobre coisas q. não sabemos eu adorei,aprendi coisas q. não sabia.
    Continue assim é fantástico
    Muito Obrigada pelas dicas
    Atenciosamente Eliana

  2. 2 Alda S. Santos novembro 4, 2008 às 11:52 am

    Pessoal do Clube,

    Muitíssimo obrigada pelas dicas, foram de muita utilidade para mim, principalmente com relaççao às frutas que sempre guardei numa fruteira em cima da mesa e depois que passei a por na geladeira elas duram muito mais.

    Valeu mesmo,
    Um abraço
    Alda

  3. 3 maria de lourdes leite de lara novembro 4, 2008 às 11:56 am

    Muito obg pelas úteis informações.
    Esta do vinagre e dos ovos,é utilíssima…obg msm!!!!!
    Lourdinha.

  4. 4 Marta novembro 4, 2008 às 12:26 pm

    muito boa esta matéria. Eu não sabia que vinagre tinha que ficar na geladeira. É muito importante saber que existem pessoas capazes de transmitir estas informações gratuitamente ao público. Valeu!

  5. 5 Marilia novembro 4, 2008 às 12:36 pm

    Vi recentemente num rótulo sobre a conservação do vinagre, mas a explicação sobre a contaminação de microorganismo veio para a lertar a todos nós!!!

  6. 6 Elizabeth novembro 4, 2008 às 12:37 pm

    Informação muito útil e extremamente bem humorada! Adorei! Bem que poderia ter um cozinheiro preso dentro da geladeira para fazer coiss deliciosas de comer! Grande abraço

  7. 7 SANDRA SALLES SANTOS novembro 4, 2008 às 12:51 pm

    Gostei muito da dica, quero sempre receber mais, aumentou meus conhecimentos.

    Obrigada.
    SANDRA

  8. 8 Iara Gaiarim novembro 4, 2008 às 1:05 pm

    É surpresa para mim o vinagre na geladeira e sempre ouvi que as embalagens de ovos não deve ir à geladeira por estarem contaminadas. É sempre bom aprender para melhorar os péssimos hábitos que temos. Bacana!!!!!! Dicas são sempre bem vindas!!!!

  9. 9 Leny novembro 4, 2008 às 1:22 pm

    Achei a super importante a matéria sobre o vinagre, pois sou dona de casa há muitos anos. E não sabia dessa informação.
    Muito jóia!
    Valeu!!!!!!!!!!!!!!

  10. 10 Angela Parras de Moura novembro 4, 2008 às 1:25 pm

    Parabéns pela matéria!Além de interessante, foi redigida com muita objetividade.

  11. 11 isabel novembro 4, 2008 às 1:26 pm

    quero agradecer em nome de todas donas de casa pela dica do vinagre com certeza vai nos ajudar muito, tinhamos que ter mais pessoas prontas a nos ajudar obrigada

  12. 12 Karin novembro 4, 2008 às 1:29 pm

    Realmente muito interessante esta matéria.

  13. 13 Paula novembro 4, 2008 às 1:33 pm

    Amei essa matéria. Não sabia que vinagre tinha que ficar na geladeira, que ovos tinha que ficar na geladeira e longe da porta e o melhor aprendi como distribuir os alimentos.
    Uma dica que vai me gerar economia de várias maneira, pois utilizando os eletrodomésticos corretamente, vamos ganhar na conta do supermercado, na conta de energia elétrica…
    Obrigada.

  14. 14 Marielma novembro 4, 2008 às 1:38 pm

    Muito boa essa dica do vinagre e outras dicas sobre a geladeira. Obrigada e parabéns

  15. 15 Kátia novembro 4, 2008 às 2:02 pm

    o sal também deve ser guardado na geladeira?

  16. 17 Mara novembro 4, 2008 às 2:11 pm

    Ótima dica. Apezar de saber há algum tempo… por descuido não percebi que há dias o meu recipiente de vinagre estava fora da geladeira, pois estava no cantinho do churrasco…junto aos outros temperos. Esta dica foi oportuna para mim. Valeu… parabens e obrigada!

  17. 18 Gilmar A Coltro novembro 4, 2008 às 2:58 pm

    Parabéns pela matéria. Muito intressante.

  18. 19 Sandra novembro 4, 2008 às 3:01 pm

    Eu não sabia que vinagre estragava fora da geladeira, mas nao sei se por extinto, sempre deixo ele na porta da geladeira, junto com a lata de oleo, ketchup, maionese,etc… e a lata de oleo pode ficar na porta da geladeira?

  19. 20 Itajamy novembro 4, 2008 às 3:03 pm

    Adorei essa dica do vinagre na geladeira. Estou sempre lendo suas dicas e adoro tudo, mto legal. Obrigada e parabéns

  20. 21 Marta Veiga novembro 4, 2008 às 3:11 pm

    Muito obrigada pelas dicas.Eu guardo o vinagre no armário da cozinha, juntamente com o macarrão, o saco de arroz, e nem imaginava que deveria ficar dentro da geladeira…Acabo de guardar na geladeira…
    Obrigada
    Beijos
    Marta

    Guarda Móveis

  21. 22 clarice dias novembro 4, 2008 às 3:17 pm

    Obrigada pelas dicas, parabéns, continue com mais informaçõe.s

  22. 23 alexandre de morais novembro 4, 2008 às 3:35 pm

    aprendi mais uma, muito obrigado!
    Abraços. ALEXANDREDEMORAIS@TERRA.COM.BR

  23. 24 Eunice Paiva novembro 4, 2008 às 4:04 pm

    Nunca imaginei que o vinagre tinha que ficar na geladeira, e os ovos não podia podia ficar na porta. Vocês estão de parabéns pela matéria.

    Obrigada!!

  24. 25 Maurício novembro 4, 2008 às 4:15 pm

    Adorei a matéria. Só não entendo porque as fábricas já mandam as geladeiras com espaço na porta para os ovos, com bandeijinhas e todo. Eles não sabiam disto??!! Abraços.

  25. 26 maria aparecida novembro 4, 2008 às 4:25 pm

    Olha so, eu achava q vinagre nao estragava,agora vou colocar na geladeira de preferencia na porta. obrigada pela dica valeu.

    beijus
    cida campos

  26. 27 Gloria Leontina novembro 4, 2008 às 4:47 pm

    Muito interessante a dica do vinagre… vivendo e aprendendo… adorei a matéria redigida de forma muito cômica … parabéns ao redator…
    Beijos
    Gloria

  27. 28 vilma novembro 4, 2008 às 4:48 pm

    obrigada pela dica, não sabia do vinagre e nem dos ovos.

  28. 29 vilma novembro 4, 2008 às 4:50 pm

    obrigada pela dica não sabia do vinagre e nem dos ovos.

  29. 30 Simone Menezes novembro 4, 2008 às 6:12 pm

    Vcs estão de parabéns, eu como nutricionista recomendo!!!

  30. 31 Simone Gonzaga novembro 4, 2008 às 7:33 pm

    Bacana a dica do vinagre, já havia percebido esses grumos brancos! Sobre os ovos é uma pena, pois tenho uma galinha aramada e os ovos ficam um charme nela! Outra coisa, a dica do sapato também é válida… Bjus. Simone.

  31. 32 Ebe Azevedo novembro 4, 2008 às 7:33 pm

    Ótimas as dicas. Parabéns e muito agradecida por tudo de bom que nos ensinam.

  32. 33 MARIA JOSE novembro 4, 2008 às 8:33 pm

    Adorei saber mais sobre a conservação correta dos alimentos, pois assim vamos aproveitá-los bem e ingeri-los de forma saudável. MUITO OBRIGADA!

  33. 34 Cristiane Rodrigues novembro 4, 2008 às 9:49 pm

    Adorei as dicas sobre a geladeira! Os fabricantes também deveriam ler esta matéria, pois o lugarzinho dos ovos estão lá, bem nas portas! Somente alguns dos modelos mais modernos já fizeram a “reforma”.
    Quanto ao vinagre, eu sempre guardei na porta da geladeira, porém desconhecia a causa. Agora, fala sério, quem é que ainda não perdeu o hábito de abrir a geladeira pra ver o que tem lá dentro? Muita gente, rsrs
    Bjs e parabéns pela matéria!

  34. 35 Jaciara novembro 5, 2008 às 9:25 am

    Que merda, entrei mesmo pra ver se tinha referência ao blog AMÉLIAS, pois foi lah que vi isso… a pessoa nao tem muita base pra este blog, e fica retirando dos outros, fora que o dono tem vários blogs, e nao sei pra que tanto e ainda fazer um pro lar se nem tem base e copia de outros… soh pra vender mesmo aproveitando a “audiencia”

  35. 36 Vitória novembro 5, 2008 às 10:24 am

    Gostei muito do blog, sempre gosto de ter novas dicas sobre tudo. principalmente por que espero me tornar uma ótima dona de casa hehe
    e quanto aos ovo, sempre soube disso mas nunca entendi por que os fabricantes de geladeiros as fazem assim se não é o certo.
    Abraços.
    vitoriabernardi.wordpress.com

  36. 37 Gilmara novembro 5, 2008 às 11:30 am

    Gostei da materia,mas qto a guardar ovos com a embalagem que vem do supermercado não concordo com isso, pq podemos estar carregando bacterias e outros microorganismos que podem vir a contaminar a geladeira. Pode-se colocar os ovos em potes plasticos fechados e ai sim armazena-los na geladeira.

  37. 38 Francisco Santos novembro 5, 2008 às 2:51 pm

    Como limpar aqueles caninhos de dentro da geladeira? Água quente?

  38. 39 juracy novembro 5, 2008 às 5:57 pm

    adorei receber essa dica,aprendi não sabia sobre o vinagre.
    parabéns…
    vovis juju

  39. 40 Michele novembro 5, 2008 às 9:05 pm

    As dicas são muito interessantes, apesar de ja ter ouvido falar da minha amiga tia da cantina que vinagre tem de ficar na geladeira eu desisti e voltei a colocá-lo em baixo da pia, agora que comprei uma geladeira maior vai ficar mais fácil achar um lugarzinho p ele na porta…
    bjos e parabéns

  40. 42 cleisdalva novembro 6, 2008 às 10:12 pm

    – muito bom a dica do vinagre

  41. 43 mell novembro 7, 2008 às 10:11 am

    Interessante a matéria. Eu tenho essa mania de abrir porta de geladeira pra me refrescar ou para nada. Qto ao vinagre só o balsâmico (o de salada) eu guardo na geladeira…a vida inteira foi assim…e os ovos??? essa dica deveria ir pras indústrias pois a maioria das geladeiras tem na porta o armazenador de ovos. Nunca notei ovos estragados por isso.

  42. 44 maria jose novembro 10, 2008 às 2:28 pm

    adorei mais um apredizagem obrigado

  43. 45 Elineusa novembro 12, 2008 às 1:03 pm

    Todos Abrem a geladeira pra pensar hehehe.. mas qto aos ovos um dia já li sobre não armazenar na geladeira e agora leio q tem q ser nela… uau q confusão!!! mas vou seguir a risca essas dicas aq bjs…

  44. 46 Joseane dos Santos novembro 12, 2008 às 5:48 pm

    Sempre guardei o vinagre na geladeira mas não por saber disso, apenas porque não gosto de deixar estes tipo de coisas em baixo da pia, mas fiquei muito feliz quando li a materia e me orgulhei de mim mesma.
    Obreigada pela dica…

  45. 47 Elisangela novembro 12, 2008 às 10:23 pm

    Muitooooo legal a matéria, parabéns a equipe pois tem assim nos ajudado a tirar aquelas pequenas dúvidas e aprendermos mais sobre diversos assuntos,beijos a equipe

  46. 48 Daniel julho 1, 2009 às 8:49 am

    Essas dicas são muito legais. Tem coisas aí que eu não sabia e fazem sentido, como o ovo na porta da geladeira! Muito legal! Parabéns pelo texto!

    Procura Desentupidora
    ?


  1. 1 Vinagre é na geladeira « Blog Xerox Trackback em novembro 6, 2008 às 3:38 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,550 visitantes

Online

site statistics

Calendário

novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

%d blogueiros gostam disto: