Ajude a salvar o planeta começando pela sua casa!

Muito tem se falado nos últimos anos sobre pequenas atitudes que você pode ter para reduzir a destruição do planeta. Por isso, reunimos uma lista de ações simples que você pode adotar no seu dia-a-dia:

1. Separe o lixo da sua casa, coloque os plásticos, pets, alumínio e vidro em recipientes distintos e leve a um local de reciclagem, caso não haja coleta seletiva na sua rua.2. Esqueça o stand-by: desligue ou tire da tomada os equipamentos eletrônicos quando não estiver usando para economizar com os gastos de energia elétrica.

3. Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que reduzem o consumo de energia, ajudando o planeta e o seu bolso.

4. Quando for ao supermercado, evite utilizar sacolas plásticas derivadas de petróleo, que são difíceis de reciclar e levam centenas de anos para se decompor. Leve uma sacola de tecido ou um carrinho ou opte por carregar as compras em caixas de papelão.

5. Não lave a calçada com mangueira. Se for preciso, use água da chuva ou de reuso.

6. Não deixe torneiras e chuveiros abertos desnecessariamente. Tome banhos rápidos e quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba, por exemplo, feche a torneira.

7. Não deixe o celular carregando mais do que o tempo necessário.

8. Não jogue o óleo usado na cozinha diretamente no ralo da pia, isso entupe a rede de esgoto e contamina os rios. Coe-o e guarde-o em uma garrafa pet ou vidro e, quando encher, entregue para uma entidade ou pessoas que fazem sabão com o óleo usado.

9. Evite descartar pilhas e baterias no lixo doméstico.

10. Componentes eletrônicos como computadores e celulares também não devem ser jogados no lixo, pois têm uma imensa dificuldade de se degradar na natureza, além de muitos deles conterem substâncias tóxicas. Já existem empresas que recolhem esses aparelhos em casa.

11. Evite usar a impressora, a não ser que seja realmente necessário ter a informação impressa. Nesse caso, prefira sempre usar papel reciclado.

12. Verifique se não há nenhum vazamento na casa, inclusive na descarga do banheiro.

13. Para evitar o desperdício, instale uma válvula para regular a quantidade de água liberada no seu vaso sanitário ao acionar a descarga.

14. Doe as coisas que você não queira ou não use mais, como livros, por exemplo.

15. Procure utilizar lâmpadas com sensores na entrada da casa, assim você evita que esqueçam as luzes acesas à noite.

Fonte: IG casa

Anúncios

27 Responses to “Ajude a salvar o planeta começando pela sua casa!”


  1. 1 Rinaldo Alves dos Santos maio 12, 2008 às 11:59 am

    Os ensinamentos são excelentes, porém, principalmente nos bairros de periferia, é quase impossível encontrar locais para receber materiais recicláveis. Os próprios caminhões de coleta de lixo deveriam estar adaptados para receber estes materiais. As prefeituras precisam incetivar e tomar uma ação de imediato. Falta interesse político.

  2. 2 Adriana Ferraz maio 12, 2008 às 3:11 pm

    com certeza poderemos dar nossa imensa contribuição colocando em prática estas dicas… tento fazer minha parte, mas precisamos cobrar do poder público a responsabilidade com o lixo por exemplo, afinal a maior parte das cidades brasileiras não tem coleta seletiva.

  3. 3 Samarone Lins Lessa maio 12, 2008 às 3:33 pm

    sem dúvida que as informações acima são importantíssimas,contudo,reforço as palavras anteriores,cabe ao poder público(tamém) incentivar a prática da coleta seletiva,adptando os caminhões de coleta de lixo e designando lugares apropriados para a descarga de materiais como pilhas,aparelhos eletrônicos e etc…

  4. 4 Rosaly Baroni maio 12, 2008 às 3:41 pm

    Estou fazendo a minha parte há algum tempo,pois há bastante tempo acostumei separar lixo reciclável(temos coleta seletiva 1 vez por semana)e sou bastante preocupada com o desperdício de água,principalmente quando vejo pessoas lavando calçada com mangueira,à vontade.Até já chamei a atenção de vizinhas,passando por antipática…
    mas,se todos se conscientizarem,vale a pena ensinar

  5. 5 Rubens Ramone maio 12, 2008 às 3:43 pm

    Parabens pela iniciativa!
    Como forma de colaboração gostaria de comentar que algum tempo atras enviei para a Rede Globo de televisão, e para a Rede Pão de Açucar, sugerindo que os saquinhos de supermercado que todo mundo usa depois das compras como saco de lixo, tivessem as cores e simbolos da reciclagem.
    Isto conforme disse seria muito interessante mesmo em locais onde não ha coleta seletiva, pois iria educando a população, e simplificaria o serviço de separação do lixo nas usinas de compostagens.
    A rede Pão de açucar adotou e fornece estes saquinhos.
    A Rede Globo toda poderosa, simplesmente informou que faria campanha para abolir os saquinhos de plastico e para substitui-los por saquinhos de papel.
    Enquanto isto não acontece milhoes de quilos de lixo continuam em saquinhos plasticos de outros supermercados que não tem identificação como os da rede Paão de Açucar, misturam lixo organico com papeis plasticos metais vidros etx.
    Porque voces não difundem esta idaia a fabricantes de saquinhos, a outros supermercados e comerciantes em geral?
    Fica aqui a minha sugestão.
    Rubens Ramone

  6. 6 Ana Cristina Gomes Santos maio 12, 2008 às 3:45 pm

    São sempre as pequenas coisas que mais chamam atenção, assim também deve funcionar com essas pequenas ações em nosso dia-a-dia. já pratico quase todas espero poder usa-las todas e outras mais infelizmente nem todos pensam que esses detalhes podem contribuir, vamos em frente fazendo nossa parte.

  7. 7 Tatiana maio 12, 2008 às 4:05 pm

    Boa tarde! Moro em Triunfo/RS. Estive no ano passado em Montevidéo, a passeio, e chamou-me a atenção na forma como é recolhido os lixos na cidade. Eles deixam uns conteners nas calçadas, não são grandes e fáceis de eles trocarem. Gostaria de saber mais sobre este sistema de lá, derrepente pra usar como exemplo na minha cidade. Procurei na internet algo, mas não encontrei. Então, se tiverem alguma coisa pra me mandar, ou algum contato. Agradeço. Espero retorno. Tatiana.

  8. 8 Ana maio 12, 2008 às 4:12 pm

    Eu concordo com o comentário do Rinaldo que falta interesse politico. Mas, nesse caso quem sera afetado eh todo o planeta, E CADA UM DE NOS, então não custa fazermos um esforço para causar menos dano ao meio ambiente. Na maioria das grandes cidades (e muitas pequenas) a coleta seletiva existe. Esse blog mostra as estatísticas de reciclagem no pais, e elas são encorajantes: http://folhaverde.wordpress.com/2007/06/14/reciclagem-no-brasil/

  9. 9 Gledson maio 12, 2008 às 7:23 pm

    E saída para um mundo melhor é essa!
    Esqueceu de mencionar. Não coma carne ou use produtos de origem animal.
    A pecuária degrada as florestas p/ produção de pasto.

  10. 10 MARIO LEAL FILHO maio 12, 2008 às 9:06 pm

    Parabéns, pela atitude de responsabilidade social.
    Vou repassar a sua mensagem .
    Um abraço . Mario Leal

  11. 11 Katia T. Matias maio 12, 2008 às 9:46 pm

    Devemos sempre ser o primeiro a dar o passo inicial. Penso que será muito útil levar as informações necessárias às escolas, creches,UBS(Postos de Saúde),orientando à todos a importância deste cuidado e ensinando a disciplina para que isso ocorra. Claro que sabemos que só depende de instrução e muita boa vontade.! Vamos continuar trabalhando.

  12. 12 Cidinha de Roseira-SP maio 12, 2008 às 10:27 pm

    tenho um casal de gansos indianos que comem todas as cascas de frutas e legumes. separo vidro e alumínio que são levados por uma senhora catadora. É pena que a Prefeitura da cidade onde moro não recicla, pois ainda sobram recicláveis no lixo de minha casa. Qto a luz e água, economizamos mesmo.Peças de roupas e sapatos usáveis são doados para um brechó que sustenta uma família. Livros sempre doamos à Biblioteca Municipal.E oro todos os dias para que se resolva o problema de aquecimento global.Se cada um fizer um pouco………

  13. 13 Marise Fragoso maio 12, 2008 às 11:23 pm

    Infelizmente, não temos como fazer muitas das dicas; aonde entregar as pilhas, os celulares, os componentes dos micros, o óleo de cozinha? Simplesmente não temos essas opções ou informações para que possamos contribuir para a melhora do planeta. Não somos ainda um país politicamente correto, e como cidadã, afirmo que mesmo querendo não temos como agir corretamente.

  14. 14 Aurea Hirata maio 13, 2008 às 12:38 am

    Conscientização acima de tudo. Se alguns países conseguem separar os lixos, vamos tentar também. Eu estou fazendo a minha parte.

  15. 15 Henrique Miranda maio 13, 2008 às 6:59 am

    Achei muito interessante a postagem e já incluí o link no meu blog http://livrepensar.wordpress.com/ Parabéns pela iniciativa.

  16. 16 analice maio 13, 2008 às 7:31 am

    sou a da economia de tudo… sempre falei para meu filho n deixar o stand-by ligado e ele dizia q isso n gasta energia era bobagem minha, qndo vi a reportagem falei pra ele e acho q concientizou-o…deveria haver mais propaganda desse sentido, pois os jovens são os mais inconsequentes e dizem q não haverá nunca a falta de agua etc…..
    vou fazer a minha parte, levarei os meus alunos a supermercados onde ainda esteja usando sacos plasticos e vou tentar concientiza-los…..
    quanto a bateria de aparelho celular, n tenho quem os pegue, mas tbm vou procurar as entidades competentes…..
    professora ana.
    colégio dhilan costa.
    feira de santana ba.

  17. 17 angela maio 13, 2008 às 9:21 am

    Ja uso oleo de cozinha usado pra fazer sabão, há meses que não compro, faço pra mim e minhas amigas. bjs

  18. 18 Luiz T. Koike maio 13, 2008 às 9:28 am

    Estas questões sobre reciclagem, gerenciamento de resíduos sólidos, economia de energia, fontes de energia limpa, sustentabilidade e aquecimento global, além de importantes são de extrema urgênc ia não apenas a conscientização como principalmente a adoção de medidas preventivas e corretivas. Concordo que o poder público e a classe dos políticos deveriam agir mais e serem mais eficazes nas determinações relativas à estes temas, através de incentivos fiscais ou mesmo linhas de créditos para a classe empresária com propostas nestas áreas. Acredito que um bom começo seria adotar desde já nas escolas públicas e privadas, matérias específicas abordando estes assuntos. De qualquer forma, temos que tomar cuidado para que o fato de responsabilizar o poder público e outros, não se torne apenas um pretexto para não fazermos a nossa parte. Já ouvi muita gente(instruída e esclarecida), que diz estar preocupada com os assuntos aqui abordados porém, NÃO FAZ NADA. NEM MESMO AS MAIS SIMPLES ATITUDES(SEPARAR SELETIVAMENTE O LIXO, ECONOMIZAR ÁGUA). Como já foi dito anteriormente, a consequência disso tudo, NÓS É QUE VAMOS PAGAR(aliás, já estamos pagando…toda esta mudança climática gerando ciclones, inundações e terremotos é fruto do quê?…). Portanto, DEVEMOS ESTAR SEMPRE FAZENDO A NOSSA PARTE. É AGIR! TER ATITUDE! MUDAR!
    Com relação à coleta de pilhas e baterias, as agências do Banco Real já tem diplays específicos para isto. Também li que o Grupo Pão de Açúcar já teria pontos para coletas de pilhas, baterias e óleo de cozinha. Era isto pessoal.
    Abraço a todos e parabéns pela iniciativa.
    Luiz Koike – Curitiba

  19. 19 Sânia maio 13, 2008 às 11:57 am

    Muito legal se todo mundo fizer um pouquinho vamos desacelerar a destruição do planeta com certeza.

  20. 20 Marília Vasconcelos maio 13, 2008 às 2:09 pm

    Bela iniciativa!
    Acredito que, se cada um de nós fizer a sua parte, o planeta será preservado para as gerações futuras. Não podemos ficar esperando apenas pelos políticos, pois, nós também somos responsáveis, e se eles não fazem a parte deles cabe aos eleitores tomarem providências. Tirá-los nas próximas eleições, pois somos nós que os colocamos lá. Quanto ao destino dos saquinhos concordo com Rubens Ramone.

  21. 21 Flávia maio 13, 2008 às 6:37 pm

    Realmente pessoal vamos nos conscientizar, são faceis e é dentro da propria casa, vamos seguir essas dicas nao custa nada, sem fazer esforço nenhum, podemos fazer nossa parte…

  22. 22 SUELI A. V.B. maio 14, 2008 às 9:29 pm

    Como vou fazer com os lixinhos dos banheiros, da pia, cocô de cachorro e gato…??? sem as sacolinhas de supermercados. Só se forem biodegradáveis. E aí??? Responde…

  23. 23 socorro maio 20, 2008 às 3:00 pm

    Quando a gente toma consciência QUE MUITA COISA DEPENDE DO ESFORÇO DE CADA UM, TUDO FICA MAIS SIMPLES E MELHOR. ESTOU MELHORANDO E PARABÉNS PELA INICIATIVA.

  24. 24 Ana Aurelia Costa Novo maio 24, 2008 às 11:02 am

    Quanto ao lixinho do banheiro e cozinha por enquanto, não vejo muita solução. O cocô do meu cachorro eu junto com papel toalha. Eu saio com uma sacolinha com várias folhas de papel toalha e junto com elas e ponho nas lixeiras nas ruas. Estamos implantando no nosso edificio o recolhimento coletivo de pilhas e baterias e o recolhimento de óleo de cozinha usado. São algumas soluções que vão ajudando aos poucos.

  25. 25 nancy junho 12, 2008 às 6:33 pm

    Obrigado pelas informacoes!
    Acho que cuidar o planeta es uma tarefa de todos nos!!

    Gostaria muito falar com voces sobre um projeto de prevencao à modificacoes climáticas…
    Atenciosamente!
    Todo de bom!

  26. 26 Henrique Miranda agosto 4, 2008 às 3:37 pm

    Fico feliz de ter lido sobre tantas pessoas que declararam, nos comentários, estar tomando atitudes ecológicas proativas. É assim, de cabeça em cabeça, que poderemos mudar o comportamento humano. Abraço verde a todos.

  27. 27 Leocadia agosto 8, 2008 às 8:53 pm

    Já faço boa parte das dicas, uma preocupação que tenho é em relação aos dejetos de meus cachorros. Não sei o que fazer, não acho certo jogar no lixo. Alguém sabe como reciclar?


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 735,550 visitantes

Online

site statistics

Calendário

maio 2008
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d blogueiros gostam disto: