Manual da lavanderia: lavando e passando sem complicações

Do portal M de Mulher:

Com as devidas dicas para cada etapa – lavar, secar e dobrar – você pode alcançar resultados dignos de uma lavanderia profissional. É só adotar truques práticos e fazer escolhas inteligentes.

Escuras para cá, claras para lá…

1. Antes de levar as roupas à máquina é necessário separá-las. Forme blocos de peças brancas, claras e escuras, deixando de lado as de tecido mais delicado, que necessitam ser lavadas à mão. Lave cada bloco separadamente. Retire sujeiras muito pesadas e outras manchas, verifique todos os bolsos, desdobre mangas e feche zíperes e ganchos. Peças estampadas e escuras devem ser lavadas do lado avesso.

2. Quando o bloco de roupas a ser lavado estiver muito sujo invista no modo ‘água quente’ da máquina de lavar. Utilize a temperatura morna em tecidos de cor clara ou quando a sujeira for moderada. Vá de água fria quando as roupas não estiverem muito sujas ou forem de cor viva, correndo risco de desbotar.

3. A seleção do sabão também é muito importante para garantir um bom efeito na limpeza – por isso a necessidade de sempre se fazer escolhas inteligentes. Dê preferência aos líquidos, que podem ser usados na água fria. Além disso, eles são ótimos para retirar resíduos de comida e manchas oleosas. Já o sabão em pó dissolve melhor em água quente e auxilia na remoção de sujeira de lama, argila e terra. Não exagere na dose! Espuma em excesso dificulta o enxágue e deixa resquícios do produto na roupa.

4. Peças de tecidos delicados, como lingeries, devem ser lavadas à mão. Deixe as roupas de molho num tanque de água fria com um pouco de sabão. Depois, lave as peças uma a uma, esfregando com o auxílio de um sabão em barra. Deixe de molho novamente por mais dez minutos e enxágue em seguida. Retire o excesso de água da roupa sem torcê-la, pois pode deformá-la.

Lavando a roupa suja

  • Sempre verifique as instruções de lavagem disponíveis no verso da etiqueta das roupas.
  • Não misture roupas com toalhas de banho.
  • Dê adeus a punhos e golas de camisas encardidas, esfregando sabão de coco nos locais afetados antes de lavá-la.
  • Se as roupas escuras mancharem as claras, coloque-as (ainda úmidas!) numa panela com água e sabão em pó. Espere ferver. Caso a mancha não saia, acrescente um pouco de açúcar e deixe agir. Esta dica só vale para roupas de algodão.
  • Para as roupas escuras não amarelarem, acrescente sal e vinagre à água da máquina.
  • Devolva a cor às roupas amareladas: adicione uma colher (sopa) de água oxigenada na última lavagem.
  • Preguiça de lavar peças delicadas na mão? Coloque-as dentro de uma fronha, amarre e leve normalmente na máquina.
  • Os vincos saem mais fácil quando você escolher a opção de vapor. Tome o cuidado de colocar a água no recipiente antes de ligar o eletrodoméstico.
  • Retire aquelas rugas insistentes esfregando, no sentido dos fios, um algodão molhado com água. Passe o ferro no local em seguida.
  • Xi! Vacilou e deixou uma mancha amarelada de ferro? Passe um chumaço de algodão embebido com água oxigenada até a marca sair. Coloque um pano embaixo do local para absorver o líquido.
  • Turbine sua tábua de passar! Coloque, abaixo da manta, um pedaço de papel-alumínio. O calor é absorvido rapidamente e refletido na roupa, diminuindo os movimentos de vaivém.

– Continue lendo: escolha do varal e ótimos truques tira-manchas

Passando e dobrando como em lavanderias profissionais


0 Respostas to “Manual da lavanderia: lavando e passando sem complicações”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário




Bem vindo ao Blog

Olá, seja muito bem vindo ao nosso blog, participe enviando suas críticas e sugestões, envie dicas, troque experiências, comente os artigos, interaja.

CLIQUE E VISITE O SITE

Estatísticas

  • 738.379 visitantes

Online

site statistics

Calendário

novembro 2010
S T Q Q S S D
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930